Geossociolinguística e ensino: o grau diminutivo dos substantivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp310-325

Palabras clave:

Geossociolinguística, Variação linguística , Ensino

Resumen

Os atlas linguísticos, originados de pesquisas geossociolinguísticas, contribuem para o ensino da língua materna, ilustrando e exemplificando a variação diatópica, diassexual e diageracional (dentre outras) existentes. Neste artigo, abordamos os registros obtidos para o Atlas Linguístico do Norte Pioneiro do Paraná – ALINPPR (2021), especificamente a questão 5 do Questionário Morfossintático - QMS, sobre o grau diminutivo do substantivo. O presente estudo resulta numa possibilidade de uso de pesquisas sociolinguísticas para a humanização do trabalho gramatical em sala de aula, uma aproximação da universidade com a escola. Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende o trabalho com a variação linguística nos componentes de Língua Portuguesa dos ensinos Fundamental e Médio, respaldados por estudos de Bortoni-Ricardo (2021) e Ramos Pinto (2018), desenvolvemos atividades de ensino da norma gramatical levando em consideração a fala popular. Por exemplo, podemos perguntar qual o diminutivo de foto, e, com a carta linguística M6 – Fotinho, verificamos que a forma mais frequente é a feminina, entretanto, na gramática do português brasileiro, encontramos a forma masculina como a mais adequada. Assim, trabalhando com dados reais da língua e a norma linguística de prestígio em vigor, poderemos alcançar uma educação mais consciente.

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Biografía del autor/a

Thiago Leonardo Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - FUNDINOPI, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNIDERP, Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Jacarezinho, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Jacarezinho. Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Bolsita CAPES/DS. Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino do CLCA-UENP/CJ.

Vera Maria Ramos Pinto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Líder do Grupo de pesquisa Leitura e Ensino, do CLCA da UENP/CJ.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

RIBEIRO, T. L.; RAMOS PINTO, V. M. Geossociolinguística e ensino: o grau diminutivo dos substantivos. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 310–325, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp310-325. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46693. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula