A produção escrita em sala de aula do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp97-119Palabras clave:
Ensino da Produção Escrita, Mecanismos de Textualização, Progressão TemáticaResumen
Este artigo é um desdobramento que fazemos da Tese de Doutoramento (DODÓ, 2020). Nosso objetivo é analisar como os estudantes ingressantes no Ensino Médio mobilizam os mecanismos de textualização em seu texto a fim de garantir a progressão temática e apresentar as dificuldades diagnosticadas por esses estudantes no tocante à coesão. Como aporte teórico, trazemos como base o Interacionismo Sociodiscursivo - Bronckart (1999, 2012) - em diálogo com teóricos da Linguística Textual, da Análise Textual do Discurso e do Funcionalismo. Para a escrita deste texto, metodologicamente, fizemos um recorte dos dados da Tese supracitada e fizemos uso da Pesquisa-ação e da Sequência Didática. Assim, neste artigo, analisamos uma das vinte e uma produções feitas durante a pesquisa de campo. Como resultados, as análises puderam revelar que, mesmo os estudantes fazendo uso diversificado de elementos materializados pela coesão nominal e pela conexão, eles apresentaram dificuldades em articular e conectar as ideias do texto, comprometendo a progressão temática.
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