Incorporando às sequências didáticas no ensino básico a análise de memes trazendo sentenças anômalas – em desobediência à seleção semântica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p79

Palabras clave:

Semântica, Ensino, Interação.

Resumen

O presente artigo reporta atividades didático-pedagógicas que tomam como premissas hipóteses da semântica formal, como a seleção semântica e a gramática interna dos falantes. A partir de um estudo de caso de livros didáticos e da nossa vivência como professores, percebemos que sentenças anômalas e seleção semântica não são temas articulados nem discutidos na escola.
Para preencher essa lacuna, desenhamos atividades de interpretação de memes, executadas com alunos do 7o ano do ensino fundamental. Verificamos que o aluno é capaz de interpretar sentenças anômalas a partir de seus conhecimentos inerentes e de reconhecer a ironia e o humor produzidos pela anomalia em memes. Oferecemos a descrição dessas atividades como contribuição a educadores interessados em práticas discursivas textuais, associadas ao
conhecimento inerente de gramática do falante. Apresentamos um plano de atividades com o uso de memes, detalhando os conhecimentos trabalhados na experiência. Esta proposta é um tijolinho na construção de uma educação linguística mais crítica e reflexiva.

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Biografía del autor/a

Davi Lopes Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Língua Portuguesa no programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor de língua portuguesa no ensino básico.

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Linguística pela USP. Atualmente, é professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). É membra do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ) e também do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ).

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

FRANCO, Davi Lopes; GOMES, Ana Paula Quadros. Incorporando às sequências didáticas no ensino básico a análise de memes trazendo sentenças anômalas – em desobediência à seleção semântica. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 79–104, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38782. Acesso em: 21 nov. 2024.

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