Pesquisas sobre livros didáticos: o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p333Palabras clave:
Livro didático, Pesquisas sobre livro didático, Ensino de inglês, Ensino de línguasResumen
O livro didático (LD) é um dos recursos mais utilizados para o ensino de línguas, em especial a Língua Inglesa. Suas vantagens e desvantagens são discutidas por autores como Allwright (1981), Ur (1996), Richards (2002), Harmer (2001, 2007) e Hall (2011). Devido à sua importância e abrangência, esta revisão bibliográfica tem como objetivo mapear os assuntos das publicações sobre LD, apresentando os resultados de uma pesquisa sistemática de artigos nacionais, provenientes de periódicos classificados com Qualis A1 e A2 da área de Letras/Linguística, e internacionais do Portal de Periódicos CAPES/MEC. As publicações foram classificadas nas categorias Análise, Avaliação e Escolha, Design, PNLD, Uso e Outros Assuntos. Para os periódicos nacionais, utilizamos nas buscas as expressões livro didático e material didático e seus plurais. Para as publicações internacionais, usamos os termos em inglês textbook e coursebook e seus plurais. Dos 531 artigos encontrados sobre LD, 322 (61%) são sobre análise do material, 11 (2%) sobre avaliação e escolha, 11 (2%) sobre design, 6 (1%) sobre o PNLD, 158 (30%) foram classificados como outros assuntos e apenas 23 (4%) abordam seu uso em sala de aula como assunto principal, sendo que desses somente 5 (0.9%) utilizam observações/gravações de aulas de ensino de línguas como procedimento metodológico. Os resultados mostram que o uso do LD é pouco pesquisado e reforçam a importância de se estudar o LD em sala de aula, de forma a auxiliar professores a refletirem sobre suas práticas e a usarem o material de forma crítica.Descargas
Citas
HALL, Graham. Exploring english language teaching: language in action. Nova York, Routledge, 2011.
HARMER, Jeremy. The practice of english language teaching. Harlow: Pearson Education, 2001.
HARMER, Jeremy. How to teach English. Harlow: Pearson Education, 2007.
LAMBERTS, Denise von der Heyde. O livro didático de língua inglesa em uso: análise de pesquisas e observações de aula no programa idiomas sem fronteiras-inglês. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
NUNAN, David. Language Teaching Methodology: a textbook for teachers. London: Prentice Hall International, 1991.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da linguística aplicada. In. MOITA LOPES, L.P(Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
RICHARDS, Jack. The role of textbooks in a language program. New Routes, n. 17, 2002.
SILVA, Walkyria Magno e. Livros didáticos: fomentadores ou inibidores da autonomização?. In: DIAS, Reinildes; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
TOMLINSON, Brian. Comments on Part C. In: TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 261-264.
UR, Penny. A course in language teaching: practice and theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.