O cordel como um gênero do discurso presente em materiais didáticos em uma perspectiva da variação linguística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p155

Palabras clave:

Gêneros discursivos, Material Didático, Cordel, Variação linguística regional Preconceito linguístico

Resumen

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre os estudos variacionistas e a teoria dos gêneros discursivos por meio da análise do gênero cordel trabalhado em materiais didáticos e sua relação com a valorização da variação linguística regional, a fim de atuar na eliminação de possíveis preconceitos linguísticos. Para tanto, foram analisados dois materiais didáticos de Língua Portuguesa que contemplam as práticas discursivas com o gênero discursivo cordel, a saber: i) 8º ano da Coleção Tecendo Linguagens, da Editora IBEP (2012) – versão governo, aprovado no PNLD 2014; ii) 7º ano do Projeto Athos: língua portuguesa, da Editora FTD (2014) – versão mercado. A fim de nortear o trabalho, foram delineadas as seguintes perguntas de pesquisa: i) É possível observar nos materiais didáticos estudados pressupostos bakhtinianos articulados à noção de gêneros do discurso?; ii) O trabalho didático com o cordel presente nos materiais didáticos focalizados apresenta ou não a valorização do dialeto da região de onde ele se origina?; iii) Como se articula didaticamente o registro linguístico empregado nos cordéis com os estudos da Sociolinguística Educacional?; iv) O trabalho didático com o gênero cordel foi abordado de forma a eliminar preconceitos linguísticos? Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa e análise do gênero cordel nos materiais didáticos aliadas à luz das teorias discursivas de Bakhtin (2006), do interacionismo sócio-discursivo de Bronckart (2003), os estudos variacionistas de Labov (2008), e na perspectiva da Socioliguística Educacional de Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2013). De modo geral, foi possível observar algumas reminiscências da articulação com os pressupostos bakhtinianos em relação aos gêneros discursivos; contudo, esses materiais apresentam uma abordagem aquém da variação linguística enquanto característica constitutiva do gênero cordel.

Biografía del autor/a

Vanessa Yida, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Línguagem, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Línguagem da Universidade Estadual de Londrina.

Citas

ALVES, Roberta Monteiro. Literatura de cordel: por que e para que trabalhar em sala de aula. Revista Fórum identidades, Aracajú, Ano 2, v. 4, p. 103-109, juldez. 2008.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV, V.N.). Língua, fala e enunciação. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. Hucitec, 2006. p. 91-111.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV, V.N.). A interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. Hucitec, 1995. p. 110-127.

BAHKTIN Mikhail (VOLOCHÍNOV, V.N.). Estética da criação verbal. Traducao Maria Ermantina G. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 279- 325.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; ROCHA, Maria do Rosário. O ensino de português e a variação linguística em sala de aula. In: MARTINS, Marco A. ; VIEIRA, Silvia R.;TAVARES, Maria A. (Org.). Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 38-55.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRAIT, Beth. Mikhail Bakhtin: o discurso na vida e o discurso na arte. In: DIETZSCH, Mary Júlia. (Org.). Espaços da linguagem na educação. São Paulo: Humanitas, 1999. v. 1, p. 11-39.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.

CAMPOS, Maria Teresa R. A. et al. Projeto Athos: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2014.

EVARISTO, Marcela Cristina. O cordel em sala de aula. In: BRANDÃO, H. N. Gêneros do discurso na escola: mito, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. p. 119-184.

FARACO, Carlos Alberto; NEGRI, Lígia. O falante: que bicho c esse, afinal? Letras, Curitiba, n. 49, p. 171-180, 1998.

CHAMBERS, Jack K; TRUDGILL, Peter. La Dialectología. Tradução Carmén Morán González. Madrid: Visor Libros, 1994.

LABOV, William. Padrões sociolingüísticos. Tradução Marcos Bagno, Maria Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.

LAMBERT, William W.; LAMBERT, Wallace E. Psicologia social. Tradução Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 151-166.

MARTINS, Marco A.; VIEIRA, Silvia R.; TAVARES, Maria A. Contribuições da Sociolinguística brasileira para o ensino de português. In: MARTINS, Marco A.; VIEIRA, Silvia R.; TAVARES, Maria A. (Org.). Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 11-35.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Debate na sala de aula: gênero catalizador para aprendizagens e desenvolvimento. In: BUENO, Luiza; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (Org.). Gêneros orais no ensino. São Paulo: Mercado de Letras, 2015. p. 206-237.

ROJO, Roxane. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de língua: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, Inês (Org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 73-103.

SEVERO, Cristine Gorski. Entre a sociolinguística e os estudos discursivos: o problema da avaliação. Interdisciplinas: Revista de Estudos em Língua e Literatura, Aracajú, Ano 6, v.14, p. 7-15, jul-dez., 2011.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

YIDA, Vanessa. O cordel como um gênero do discurso presente em materiais didáticos em uma perspectiva da variação linguística. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 155–183, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p155. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/27438. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a