Leitura crítica de texto multimodal em língua inglesa: uma proposta didática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p265

Palabras clave:

Letramento Crítico, Multiletramentos, Proposta Didática.

Resumen

Inserido na área da Linguística Aplicada, no campo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, com foco em multiletramentos, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática de leitura em língua inglesa a partir de conceitos de multimodalidade e letramento crítico. Essa proposta parte de uma cena de filme, considerado como texto multimodal, para desenvolver trabalho que proporcione reflexão sobre questões de preconceito, retratado em sociedade diferente da dos alunos. Com isso, buscamos propor uma atividade de ensino de língua inglesa que contemple as linguagens utilizadas em textos multimodais, assim como reflexão crítica sobre um tema que entendemos necessário de ser debatido em sala de aula. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Kracker Francescon, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorato, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Citas

CAZDEN, C. et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.

CRASH. Direção: Paul Haggis. Produção: Paul Haggis e Don Cheadle. Lions Gate Films, 2004. 113 min.

DIONÍSO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARKOVSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011. p. 137-152.

EL KADRI, M. S. Developing professional skills: English and technology. In: RIOS-REGISTRO, E. S. et al. (Org.). Connecting ide@s: tools for teaching English in a contemporary society. Londrina, UEL, 2011. p. 15-35.

FIGUEIREDO, D. C. Critical discourse analysis: towards a new perspective of EFL reading. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 38, p. 139-154, jan./jun. 2000.

FREIRE, P. Educação como prática libertadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GEE, J. P. Postmodernism and literacies. In: LANKSHEAR, C.; MCLAREN; P. L. (Eds.). Critical Literacy: politics, praxis, and the postmodern. Albany: State University of New York Press, 1993. p. 271-295.

GIROUX, H. Literacy and the politics of difference. In: LANKSHEAR, C.; MCLAREN, P. L. (Eds.). Critical Literacy: politics, praxis, and the postmodern. Albany: State University of New York Press, 1993. p. 367-377.

HALLIDAY, M. Context of Situation. In: HALLIDAY, M.; HASSAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989. p. 3-14.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London, New York: Routledge, 2006.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London, New York: Routledge, 2010.

LOPES, J. G. Protótipo de material didático digital interativo para ensino de língua portuguesa. EmRede, revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 92-108, 2014.

NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, A. S; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 529- 552, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, D. M. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES, 6., CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 2., 2013. Anais … Itabaiana/SE, 2013. p. 1-8.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon, NCB University Press, 2001.
Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/. Acesso em: 10 set. 2016.

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201-204, maio/ago. 2010.

REIS, S. Valorização do professor? Uma leitura resistente de um texto unidirecional. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p.495-523, jul./dez, 2010.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, Brasília, v.8, n.1, p. 15-38, jan./jun, 2009.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos, diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.

ROJO, R.H.R.; MOITA LOPES, L. P. da. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. MEC (Org.). Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, 2004. p. 14-59.

WALLACE, C. Critical literacy awareness in the EFL classroom. In: FAIRCLOUGH, N. Critical Language Awareness. London: Longman, 1992. p. 59-92.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

FRANCESCON, Paula Kracker; RORATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira. Leitura crítica de texto multimodal em língua inglesa: uma proposta didática. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 265–280, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p265. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/27213. Acesso em: 17 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.