Contribuições da semântica argumentativa na compreensão de questões do Enem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p107Palabras clave:
Compreensão leitora, Ensino, ENEMResumen
A principal competência usada na prova do ENEM é a compreensão leitora, buscando, portanto, destacar a leitura e a interpretação de textos variados. Suas questões são chamadas, dessa forma, de situações-problema, isto é, o estudante deve mobilizar todos os recursos que tem e tomar decisões favoráveis ao seu objetivo. Nessa perspectiva, este artigo fará uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, partindo da análise de questões do ENEM com o propósito de testar se certas perguntas podem ser respondidas simplesmente por sua compreensão linguística, ou seja, se não seriam necessários conhecimentos prévios sobre o tema abordado. A fim de encontrar o sentido construído pelo linguístico do texto, foi utilizada como alicerce a Teoria da Argumentação na Língua (Semântica Argumentativa), de Oswald Ducrot e colaboradores, principalmente no que diz respeito à fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida com Marion Carel. Nessa teoria, o autor postula que é o discurso que porta sentido, ou seja, para descrever o sentido devemos nos apoiar no linguístico.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task. Acesso em: 26 jul. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília (DF): MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 jul. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Brasília (DF): MEC/SEF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 23 maio 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: INEP, 2005.
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1970.
SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, Larissa Pontes Hübner da. A semântica argumentativa como estratégia para compreensão de questões do ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.