Língua Portuguesa no ENEM: análise das questões das provas de 2006 a 2014

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n2p53

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Gramática, Sociolinguística, ENEM

Resumen

Esta pesquisa, por se tratar de um recorte de parte dos resultados da dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem, a fim de obter o grau de Mestre pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, tem por objetivo analisar o conteúdo das questões de Língua Portuguesa cobrados nas provas do ENEM entre os anos de 2006 e 2014, especificamente em relação aos conhecimentos gramaticais/linguísticos. Para isso, as próprias questões de Língua Portuguesa do exame, mais especificamente da seção Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, serviram de corpora para essa parte do trabalho, que se valeu da pesquisa documental como metodologia capaz de dar conta do objetivo proposto, bem como em razão da fonte de dados escolhida. Além disso, a organização deste artigo partiu de análises anteriores cujos resultados sintéticos foram apresentados de forma introdutória à análise propriamente dita. Como referencial teórico da pesquisa de mestrado, linguistas da forma e do texto dividiram espaço entre consensos e contrapontos com o escopo bem embasar as discussões tecidas a posteriori, o que, com efeito, foi aqui mencionado em recorte sucinto, tendo em vista a extensão do trabalho dissertativo original. Por fim, como principais resultados e conclusões, verificou-se o esgotamento dos temas de Língua Portuguesa em três subcategorias (gramática/variedade padrão, níveis de linguagem e sociolinguística), sendo que, em todos os anos das provas submetidas à análise, sempre houve perguntas referentes à subcategoria gramática/variedade padrão, enquanto o aparecimento de questões nas demais subcategorias se comportou de forma intermitente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense - IFF.

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal Fluminense.

Citas

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolingüística - Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana. Cristina (Ed.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Cortez, 2001.

BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa - tradição gramatical, mídia & exclusão social. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007a.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007b.

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BELINE, Ronald. A variação linguística. In: FIORIN, José Luiz. (Org.). Introdução à Linguística - Objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf. Acesso em: 2 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 109, de 27 de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/
educacao_basica/enem/legislacao/2009/portaria_enem_2009_1.pdf. Acesso em: 2 mar. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte II. Linguagens, Código e suas Tecnologias. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 7 jan. 2015.

CALVET, Louis-Jean. Sociolingüística: uma introdução crítica. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2002.

CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolingüística - Parte II. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana. Cristina. (Ed.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Cortez, 2001.

CEGALLA, Domingos. Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 43. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000.

FABIANI, Sylvia Jussara Silva do Nascimento. A abordagem dos gêneros textuais pelo ENEM. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. Disponível em: http://www.leonorwerneck.com/media/textos/tese-sylviajussara.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2014.

FIORIN, José Luiz. A linguagem humana: do mito à ciência. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2013a.

FIORIN, José Luiz. As línguas do mundo. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Linguística? O que é isso?. São Paulo: Contexto, 2013b.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. 6. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

KOCH, Ingedore Grungfeld Villaça. A interação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

MARTELLOTA, Mário Eduardo. Conceitos de gramática. In: MARTELLOTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MOLLICA, Maria. Cecília. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (Org.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

OLIVEIRA, Thiago Soares de. Língua Portuguesa no ENEM: análise das questões das provas de 2006 a 2014. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 53–71, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n2p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/22004. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.