Tem que ter mais conversa entre professor e alunos: a construção da interação em sala de aula via projeto de letramento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p225

Palabras clave:

Interação, Estruturas de participação, Projeto de letramento

Resumen

O presente trabalho investiga as estruturas de participação da fala-em-interação ocorridas em aulas de Língua Portuguesa, por meio da implementação de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000). Os procedimentos teórico-metodológicos estão embasados na pesquisa-ação (ANDRÉ, 1995) e apoiados na Microetnografia Escolar (ERICKSON, 2001), sob a ótica da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982, 1998, 2001; GOFFMAN, 1964, 1967; RIBEIRO; GARCEZ, 1998). A pesquisa foi desenvolvida em um 8º ano em Bagé/RS e a análise dos dados ocorreu através dos registros contidos em questionários, notas de campo e gravação e transcrição de vídeos de aulas ocorridas no 1º semestre de 2011, durante a realização de estágio curricular. Os estudos sobre os processos interacionais procuram refletir sobre as diferentes participações que ocorrem na sala de aula, portanto, servem como fonte de pesquisa sobre o fazer docente. Como resultado da presente pesquisa, verificou-se que a análise das estruturas de organização da fala-em-interação e as estratégias utilizadas apontaram uma comunicação pedagógica não centrada nas professoras estagiárias, que privilegiaram a construção conjunta do conhecimento e a ampliação do engajamento discursivo dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Juliana Dias dos Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Letras - UNIPAMPA.

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Linguística Aplicada e Professora Adjunta no Curso de Letras.

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Publicado

2016-11-30

Cómo citar

SANTOS, Juliana Dias dos; DORNELLES, Clara. Tem que ter mais conversa entre professor e alunos: a construção da interação em sala de aula via projeto de letramento. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 225–258, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/21534. Acesso em: 21 nov. 2024.

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