A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p247

Palabras clave:

Concepções de leitura, Conhecimentos prévios, Construção de sentidos, Livros didáticos

Resumen

Tomar como base a perspectiva segundo a qual a leitura constitui-se ponto de interação entre texto e leitor é admitir o caráter de construção de sentidos que ela possui. Tendo em vista que uma das principais condições para que o processo de leitura seja concebido como produção de sentidos é a ativação e vinculação dos conhecimentos prévios que os alunos possuem. Pretende-se, neste artigo, verificar se os livros didáticos da primeira etapa do ensino fundamental proporcionam as condições necessárias à promoção desses conhecimentos no processo de leitura. Para tanto, selecionamos um livro didático da 2ª série da coleção “Viver e aprender português”, adotada por um colégio público do município de Maringá/PR. Os dados revelaram forte tendência à realização de atividades de “imitações” de leitura, reflexos de uma concepção autoritária fortemente marcada na realidade escolar.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Poças Biondo, Universidade Estadual de Maringá

Mestrada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

Citas

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

CORACINI, M. J. R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M. J. R. F. (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas/SP: Pontes, 1995.

CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós-) modernidade. In: LIMA, R. C. de C. P. (org.). Leituras: múltiplos olhares. Campinas/SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista/SP: Unifloh, 2005.

DELL`ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (org.) As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UNB, 1996.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LEFFA, V. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre Sagra: DC Luzzatto, 1996.

MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 2ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.

MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 4ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo/SP: Cortez, 1996.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

BIONDO, Fabiana Poças. A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 247–264, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p247. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18541. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.