A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p247

Palabras clave:

Concepções de leitura, Conhecimentos prévios, Construção de sentidos, Livros didáticos

Resumen

Tomar como base a perspectiva segundo a qual a leitura constitui-se ponto de interação entre texto e leitor é admitir o caráter de construção de sentidos que ela possui. Tendo em vista que uma das principais condições para que o processo de leitura seja concebido como produção de sentidos é a ativação e vinculação dos conhecimentos prévios que os alunos possuem. Pretende-se, neste artigo, verificar se os livros didáticos da primeira etapa do ensino fundamental proporcionam as condições necessárias à promoção desses conhecimentos no processo de leitura. Para tanto, selecionamos um livro didático da 2ª série da coleção “Viver e aprender português”, adotada por um colégio público do município de Maringá/PR. Os dados revelaram forte tendência à realização de atividades de “imitações” de leitura, reflexos de uma concepção autoritária fortemente marcada na realidade escolar.

 

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Biografía del autor/a

Fabiana Poças Biondo, Universidade Estadual de Maringá

Mestrada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2014-06-15

Cómo citar

BIONDO, F. P. A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 247–264, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p247. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18541. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos