A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p247Palabras clave:
Concepções de leitura, Conhecimentos prévios, Construção de sentidos, Livros didáticosResumen
Tomar como base a perspectiva segundo a qual a leitura constitui-se ponto de interação entre texto e leitor é admitir o caráter de construção de sentidos que ela possui. Tendo em vista que uma das principais condições para que o processo de leitura seja concebido como produção de sentidos é a ativação e vinculação dos conhecimentos prévios que os alunos possuem. Pretende-se, neste artigo, verificar se os livros didáticos da primeira etapa do ensino fundamental proporcionam as condições necessárias à promoção desses conhecimentos no processo de leitura. Para tanto, selecionamos um livro didático da 2ª série da coleção “Viver e aprender português”, adotada por um colégio público do município de Maringá/PR. Os dados revelaram forte tendência à realização de atividades de “imitações” de leitura, reflexos de uma concepção autoritária fortemente marcada na realidade escolar.
Descargas
Citas
CORACINI, M. J. R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M. J. R. F. (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas/SP: Pontes, 1995.
CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós-) modernidade. In: LIMA, R. C. de C. P. (org.). Leituras: múltiplos olhares. Campinas/SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista/SP: Unifloh, 2005.
DELL`ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (org.) As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UNB, 1996.
GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
LEFFA, V. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre Sagra: DC Luzzatto, 1996.
MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 2ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.
MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 4ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TRAVAGLIA, L.C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo/SP: Cortez, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.