Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p149

Palabras clave:

Gênero textual, Tira, Formação inicial

Resumen

O presente artigo objetiva, à luz da Lingüística Aplicada, realizar um diagnóstico sobre o conhecimento de um trio de professorandos em relação ao gênero tira, por meio da elaboração de um plano de aula a ser desenvolvido em uma 5ª. série, da rede pública de ensino. O referencial teórico apóia-se na teoria enunciativa de cunho bakthiniano, mas também traz contribuições da Semiótica, tendo em vista a natureza do objeto de investigação. Os resultados evidenciam que ao final do curso os professorandos não possuem conhecimentos relevantes sobre a natureza do texto não- verbal, bem como sobre o ensino de gêneros sincréticos, o que torna necessária e emergencial medidas interventivas na formação inicial em relação ao lugar dos gêneros verbo-visuais na formação de futuros professores.

Biografía del autor/a

Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2014-06-15

Cómo citar

HILA, Cláudia Valéria Doná. Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 149–167, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18535. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos