Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p149

Palabras clave:

Gênero textual, Tira, Formação inicial

Resumen

O presente artigo objetiva, à luz da Lingüística Aplicada, realizar um diagnóstico sobre o conhecimento de um trio de professorandos em relação ao gênero tira, por meio da elaboração de um plano de aula a ser desenvolvido em uma 5ª. série, da rede pública de ensino. O referencial teórico apóia-se na teoria enunciativa de cunho bakthiniano, mas também traz contribuições da Semiótica, tendo em vista a natureza do objeto de investigação. Os resultados evidenciam que ao final do curso os professorandos não possuem conhecimentos relevantes sobre a natureza do texto não- verbal, bem como sobre o ensino de gêneros sincréticos, o que torna necessária e emergencial medidas interventivas na formação inicial em relação ao lugar dos gêneros verbo-visuais na formação de futuros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá

Citas

BAKTHIN, Mikail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DONDIS, A. Donis. Caráter e conteúdo do alfabetismo visual. In: DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.5-27.

HILA, Cláudia Valéria Doná. Gêneros textuais e a formação dos professorandos no curso de Letras. In: Anais... I CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 1., 2006, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

HONÓRIO, Ceci-Maria A. Concepções de leitura: dos caminhos possíveis. In: MENEGASSI, R.J. (Org.) Leitura e ensino. Maringá: EDUEM, 2005 (Formação de professores, EAD, n.19), p. 45-75.

LIMOLI, Loredana. Leitura de imagem e ensino de língua materna. In: LIMOLI, L. e Margarido Correia. Porto: Civilização, 1970.

MARTINS, Maria Helena. Palavra e imagem: um diálogo, uma provocação. In: MARTINS, Maria Helena. (Org.) Questões de linguagem. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1993. p. 95-105.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TASSO, Ismara Eliane Vidal de Souza. Linguagem não-verbal e produção de sentidos no cotidiano escolar. In: SANTOS, Annie Rose; RITTER, Lilian Cristina Buzato (Orgs.) Concepções de linguagem e ensino de lingual portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005 (Formação de professores, EAD, n.18), p.131-173.

VOLOSHINO Valentin N., V.N; BAKTHIN, Mikail M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. (1926). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. In: VOLOSHINOV, Valentin N. Freudism. Tradução I. R. Tiotunik. New York: Academic Press, 1976.

VYGOTSKY; L.S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: VYGOTSKY; L.S. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo : Martins Fontes, 1988.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

HILA, Cláudia Valéria Doná. Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 149–167, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18535. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.