Prática de gramática na escola no ensino fundamental: como pesquisar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p363

Palabras clave:

Gramática, Ensino, Sala de aula

Resumen

Neste trabalho pretendemos discutir a diferença entre a fala e a escrita e a utilização da gramática a serviço destas dentro de sala de aula. Para o embasamento teórico do trabalho foram utilizados os seguintes autores: Bagno, Faraco, Lúzio e Possenti. A pesquisa será bibliográfica e com pesquisa de campo em uma sala de aula do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. Analisaremos os trabalhos realizados pelos alunos, baseando-se nestes para discutir à questão da norma culta padrão e como os discentes utilizam à gramática. Os estudantes apresentaram um conhecimento mínimo tanto das regras gramaticais quanto de manipulação da gramática, tornando-os em alunos dependentes do saber do professor e sem autonomia de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosangela Cristina Henrique, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduanda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Professor  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Citas

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 15. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.

FARACO, Carlos Alberto. Repensando a língua portuguesa: escrita e alfabetização. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 1. ed. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.

GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 14. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ouApostila_Portugues_Oralidade_x_E scrita_1.pdf acesso: 03/05/2013.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 6. ed. São Paulo: Contexto, 1992.

LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino. 13. ed. Porto Alegre: L& PM, 1985.

LÚZIO, Ellen Regina Camargo. Marcas da oralidade em textos escritos. UNEMAT/AIA. Alto Araguaia, 2005.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LÚZIO, Ellen Regina Camargo. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2008.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 7. ed. Mercado de Letras: São Paulo, 1996.

Publicado

2014-01-30

Cómo citar

HENRIQUE, Rosangela Cristina; RODRIGUES, Marlon Leal. Prática de gramática na escola no ensino fundamental: como pesquisar. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 363–387, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p363. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16204. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.