Prática de gramática na escola no ensino fundamental: como pesquisar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p363Palabras clave:
Gramática, Ensino, Sala de aulaResumen
Neste trabalho pretendemos discutir a diferença entre a fala e a escrita e a utilização da gramática a serviço destas dentro de sala de aula. Para o embasamento teórico do trabalho foram utilizados os seguintes autores: Bagno, Faraco, Lúzio e Possenti. A pesquisa será bibliográfica e com pesquisa de campo em uma sala de aula do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. Analisaremos os trabalhos realizados pelos alunos, baseando-se nestes para discutir à questão da norma culta padrão e como os discentes utilizam à gramática. Os estudantes apresentaram um conhecimento mínimo tanto das regras gramaticais quanto de manipulação da gramática, tornando-os em alunos dependentes do saber do professor e sem autonomia de pesquisa.Descargas
Citas
BRASIL. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.
FARACO, Carlos Alberto. Repensando a língua portuguesa: escrita e alfabetização. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 1. ed. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 14. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ouApostila_Portugues_Oralidade_x_E scrita_1.pdf acesso: 03/05/2013.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 6. ed. São Paulo: Contexto, 1992.
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino. 13. ed. Porto Alegre: L& PM, 1985.
LÚZIO, Ellen Regina Camargo. Marcas da oralidade em textos escritos. UNEMAT/AIA. Alto Araguaia, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LÚZIO, Ellen Regina Camargo. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2008.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 7. ed. Mercado de Letras: São Paulo, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.