Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p243

Palabras clave:

Gramática, Concepção de linguagem, Ensino

Resumen

A língua é heterogênea, variável, sócio-historicamente constituída, entretanto, nem sempre essa visão prevalece na prática diária nas salas de aula. Muitos professores seguem aquilo que é prescrito pela gramática normativa, desconsiderando a mutabilidade da língua, apresentando o “certo” em oposição ao “errado” em língua materna. Neste trabalho, que é um recorte da dissertação de mestrado em andamento, fundamentamos nossas discussões nos pressupostos da sociolinguística e da linguística histórica, com o objetivo de investigarmos as concepções de linguagem que permeavam o ensino no início do século XIX a partir da análise da Gramática normativa da língua portuguesa de Rocha Lima. Para isso, contextualizamos a situação da língua portuguesa no Brasil e seu ensino desde colonização, o papel dos padres jesuítas para a consolidação do ensino em terras brasileiras. Comentamos brevemente as concepções de linguagem baseadas nos trabalhos desenvolvidos por Geraldi (1984), Perfeito (2004; 2005; 2007), Travaglia (2009). Para as discussões sobre a heterogeneidade linguística brasileira e as implicações para o ensino de língua materna, consideramos os estudos de Castilho (1998, 2002, 2010), Camacho (1988), Ilari e Basso (2011), Mattos e Silva (2004). Verificamos com a análise do corpus que, apesar de apresentar na introdução menções ao caráter heterogêneo e variável da língua, o autor mantém-se preso ao prescritivismo, considerando, segundo a concepção de linguagem como expressão do pensamento, as regras de bom uso da língua aquelas presentes nas obras literárias de autores clássicos.

Palavras-chave: Gramática. Concepções de linguagem. Ensino.

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Biografía del autor/a

Letícia Aparecida de Araújo Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina 

Joyce Elaine de Almeida Baronas, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2014-01-30

Cómo citar

GONÇALVES, Letícia Aparecida de Araújo; BARONAS, Joyce Elaine de Almeida. Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 243–265, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16191. Acesso em: 23 nov. 2024.

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