Letramento acadêmico: interpretação textual em questão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p100Palabras clave:
Letramento acadêmico, Leitura e interpretação textual, Texto argumentativoResumen
A maioria dos alunos ingressantes no nível de ensino superior encontra dificuldades relacionadas à interpretação textual. Dúvidas em relação à temática, ao ponto de vista que o autor assume e principalmente aos argumentos que o autor utiliza para defender seu ponto de vista são comuns quando se propõem tarefas com textos argumentativos. Nesse sentido, tomando como base propostas de Paula Carlino (2009) para o ensino da leitura e da escrita no nível superior (letramento acadêmico), e tendo como aporte teórico-metodológico a semiótica greimasiana, neste artigo procede-se à análise de um texto de opinião no intuito de fornecer subsídios metodológicos que auxiliem alunos recém-chegados à graduação no trabalho com essa modalidade textual. Diferença entre opinião e argumento, formas de argumentação, e organização semântica dos textos são questões discutidas a partir do texto em análise.Descargas
Citas
CARLINO, Paula. Escribir, Leer y Apreender en la Universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
CRESTANI, Luciana Maria. Sem vez e sem voz: o negro nos textos escolares. Passo Fundo: UPF, 2003.
FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon, Porto Alegre, v.9, n.23, p. 163-173, 1995.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001
PLATÃO & FIORIN. Lição de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002.
SOARES, Magda Becker. O que é letramento. Diário do grande ABC, Santo André, 29 ago. 2003, Caderno Diário na Escola, p. 3.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.