Letramento acadêmico: interpretação textual em questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p100

Palabras clave:

Letramento acadêmico, Leitura e interpretação textual, Texto argumentativo

Resumen

A maioria dos alunos ingressantes no nível de ensino superior encontra dificuldades relacionadas à interpretação textual. Dúvidas em relação à temática, ao ponto de vista que o autor assume e principalmente aos argumentos que o autor utiliza para defender seu ponto de vista são comuns quando se propõem tarefas com textos argumentativos. Nesse sentido, tomando como base propostas de Paula Carlino (2009) para o ensino da leitura e da escrita no nível superior (letramento acadêmico), e tendo como aporte teórico-metodológico a semiótica greimasiana, neste artigo procede-se à análise de um texto de opinião no intuito de fornecer subsídios metodológicos que auxiliem alunos recém-chegados à graduação no trabalho com essa modalidade textual. Diferença entre opinião e argumento, formas de argumentação, e organização semântica dos textos são questões discutidas a partir do texto em análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF) Faculdade Anhanguera de Passo Fundo

Doutora em Letras pela UPM-SP. Professora na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo. 

Clínio Jorge de Souza, Facudade Anhanguera de Sorocaba- SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Anhanguera de Sorocaba-SP.

Cristiane Piementel Neder, Faculdade Anhanguera de São José- SC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora nos programas de graduação Faculdade Anhanguera de São José - SC.

Jaeder Fernandes Cunha, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto- SP

Doutorado Direto em História Econômica pela Universidade de São Paulo, USP.

Citas

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.

CARLINO, Paula. Escribir, Leer y Apreender en la Universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

CRESTANI, Luciana Maria. Sem vez e sem voz: o negro nos textos escolares. Passo Fundo: UPF, 2003.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon, Porto Alegre, v.9, n.23, p. 163-173, 1995.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001

PLATÃO & FIORIN. Lição de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002.

SOARES, Magda Becker. O que é letramento. Diário do grande ABC, Santo André, 29 ago. 2003, Caderno Diário na Escola, p. 3.

Publicado

2014-10-23

Cómo citar

CRESTANI, Luciana Maria; SOUZA, Clínio Jorge de; NEDER, Cristiane Piementel; CUNHA, Jaeder Fernandes. Letramento acadêmico: interpretação textual em questão. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 100–118, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15569. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.