A abordagem sociointeracionista na arquitetura do gênero ‘projeto’ no Terceiro Setor: desafios e perspectivas do linguista em campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p70

Palabras clave:

Gêneros Discursivos, Abordagem Sociointeracionista, Pragmática

Resumen

Este artigo apresenta atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2001) que configuram o corpus de um projeto arquitetado na cidade de São Paulo, entre uma líder comunitária, seus interlocutores e uma linguista aplicada. Os papéis identitários então constituídos enfocam lideranças urbanas e seus interlocutores como protagonistas que se apropriaram de sucessivos diálogos e escrituras de um mesmo projeto de ação local, enquanto refrataram (BAKHTIN, 1929) a linguagem de prestígio consagrada pelas esferas institucionais que constituem o Terceiro Setor e o fenômeno plurivocal da intersetorialidade em curso de significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaina Behling, Universidade de Campinas - Unicamp

Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Campinas -  Unicamp

Citas

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-53). In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Cultrix, 1999.

BEHLING, Janaina. Construindo a identidade do gerente de letramentos. 2011. (mimeo)

BEHLING, Janaina ; Siqueira, Regina; Ramos, Viviane ; CHU, L. . A Educação pela pedra : alguns olhares sobre a arte e a educação no letramento de jovens e adultos. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 19, p. 87-99, 2009.

BEHLING, Janaina . A formação universitária do pesquisador brasileiro: inovações e contradições. In: BRASA - BRASILIAN STUDIES ASSOCIATION, 8., 2006, Nashville, Tennessee. Anais... Nashville: BRASA, 2006. v. 3.

CHAUÍ, Marilena. Brasil. Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

COLEHO, Simone C.T. Terceiro setor. Um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Senac, 2005.

GEE, Jonh.P. New people in new worlds. Networks, the capitalism and school. In: COPE, B. & KALANSTIZS, M. (org.). Multililiteracies. literacy learning and the design of social futures. London: Routledge. 2000.

GOLDSTEIN, Ilana. Responsabilidade social. Das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007.

GOODY. Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University, 1977.

KLEIMAN, Ângela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A.B.; SIGNORINI, I. (org.) O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 223- 243.

MARCUSCHI, Luiz. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MOITA LOPES, L.P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: investigando o campo como linguista aplicado. In: Por uma linguística aplicada indisciplinar. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). São Paulo: Parábola, 2006. p. 13- 42.

PONZIO, Augusto.; CALEFATO, Patricia. PETRILLI, Susan. Fundamentos de filosofia da linguagem. São Paulo: Vozes, 2007.

RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ROJO,R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA LOPES, L.P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 253-277.

SCRIBNER, S.; COLE, M. The psychology of literacy. Cambridge: Harvard University, 1981. 212 p.

SILVA, Ana .L.P. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem. São Paulo: Global, 2003.

SIGNORINI, Inês (org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

STREET, Brian. Literacy in theory an practice. Cambrigde: Cambridge University Press, 1989.

VOLTOLINI, Ricardo (org.) Terceiro setor: planejamento e gestão. São Paulo: Senac, 2003.

Publicado

2014-01-30

Cómo citar

BEHLING, Janaina. A abordagem sociointeracionista na arquitetura do gênero ‘projeto’ no Terceiro Setor: desafios e perspectivas do linguista em campo. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 70–86, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15510. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos