Desenvolvimento de habilidades de leitura no Ensino Médio: as atividades didáticas do Caderno do Aluno

Autores/as

  • Orlando de Paula Universidade de Taubaté-UNITAU
  • Rita Roberta Marioto Universidade de Taubaté-UNITAU
  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi Universidade de Taubaté-UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p124

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Habilidades de leitura, Saresp, Ensino Médio, Gêneros discursivos.

Resumen

O desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Médio por meio da leitura de gêneros discursivos tematiza esta pesquisa. O estudo se justifica pela necessidade de se dedicar uma atenção específica à abordagem desse tema nos materiais didáticos Caderno do Aluno Língua Portuguesa, distribuído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Médio. O objetivo é oferecer uma análise reflexiva sobre as atividades e exercícios que esse material apresenta para desenvolver as habilidades de leitura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Primeiramente, foram selecionadas, a partir dos dados disponibilizados pelo Relatório Pedagógico do Saresp 2010, as três habilidades de leitura do nível Adequado que obtiveram menor porcentagem de acertos. Em seguida, foram observados os exercícios e atividades que desenvolvem tais habilidades no Caderno do Aluno a partir de critérios específicos. A fundamentação para o trabalho alicerça-se na Matriz de Referência do Saresp e no Relatório do Saresp, bem como no conceito bakhtiniano de gênero discursivos. O estudo concluiu que, quanto aos gêneros discursivos, as atividades atuam de forma a valorizar sua diversidade; quanto às atividades referentes às habilidades de leitura, verificou-se a necessidade de revisão de exercícios e da articulação de conteúdos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orlando de Paula, Universidade de Taubaté-UNITAU

Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo-USP. Professor  do Instituto Básico de Humanidades e  da Universidade de Taubaté-UNITAU. 

Rita Roberta Marioto, Universidade de Taubaté-UNITAU

Mestrado no Programa de Pós-graduação  em Linguistica Aplicada/ UNITAU.

Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, Universidade de Taubaté-UNITAU

Professora Doutora do curso de Letras da Universidade de Taubaté-UNITAU. 

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. 244p.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. A leitura de gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa da perspectiva sociocognitiva. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não Publicado).

KOCH, Ingedore Villaça. A construção sociocognitiva da referência. In: MIRANDA, Neusa Salim.; NAME, Maria Cristina (Org.). Linguística e cognição. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. p. 95-107.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz., BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros – teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.

RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar artigos. São Paulo: Humanitas, 2011. (Coleção Metodologias, v. 5).

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Coordenação geral: Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2010a.

SÃO PAULO (Estado). Matriz de Referência para a avaliação do Saresp: documento básico. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/pdf/Saresp2010_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf. Acesso em: 01 ago. 2012.

SÃO PAULO (Estado). Relatório Pedagógico Saresp 2010: Língua Portuguesa. São Paulo: SEE, 2010b. Disponível em: http://www.derjundiai.com/download/HOME-INDEX/Lingua%20Portuguesa%2027_09_11.pdf. Acesso em: 01 ago. 2012.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 1, São Paulo: SEE, [2009?]a.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 2, São Paulo: SEE, [2009?]b.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 4, São Paulo: SEE, [2009?]c.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 2ª série, v. 1, São Paulo: SEE, [2009?]d.

Publicado

2015-12-04

Cómo citar

PAULA, Orlando de; MARIOTO, Rita Roberta; LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Desenvolvimento de habilidades de leitura no Ensino Médio: as atividades didáticas do Caderno do Aluno. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 124–156, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos