A universidade e os desafios da formação docente em uma era de supercomplexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p87

Palavras-chave:

Educação, formação de professores, Novos paradigmas

Resumo

Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por consequência, a formação de professores. A busca pela qualidade de um ensino voltado para a construção da cidadania e para uma educação firmada no aprender a conhecer e no aprender a fazer, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores. Nessa formação inicial de professores os pressupostos de um paradigma emergente surgem como um desafio ao qual a Universidade deve estar atenta a fim de atender as exigências dessa nova era da Educação. A educação, de maneira geral, passa por um período de transição marcado por profundas mudanças e a formação inicial de professores, oferecida pela Universidade, deve acompanhar essa transição a fim de preparar futuros profissionais com uma identidade reflexiva a qual dê ênfase à produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Granada Costa, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína, UFT

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada. Professora  da Universidade Federal do Tocantins

Valéria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Literários. Professora  da Universidade Federal do Tocantins

Maria José Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em educação.  Professora  da Universidade Federal do Tocantins

Referências

BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.

BEHRENS, A. M. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set./dez. 1999.

BEHRENS, A. M. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento formação profissionais de professores universitários. Porto Alegre/RS, ano 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.

BEHRENS, A. M. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. In: MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. (Org.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. Da PUC-Goiás/Líber Livro Editora, 2013. p. 145- 158.

CARDOSO, R. C. Tardim. “A dinâmica da sala de aula”. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa. São Paulo: APLIESP, 2000/2001. n.5, p. 79-96.

CELANI, M. A. A.; MAGALHÃES, M. C. C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C (Org.). Identidades: Recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 24, p. 5-15, 2003.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Trad. Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

FOSSILE , K. D.; COSTA, P. G. M. R. Professores de língua estrangeira em préserviço: Fatores que influenciam essa formação. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 15, p. 1-17, 2012.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANI, L. M. T. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso?. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GADNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores, saberes, identidades e profissão. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

MONTOYA, K. I., PACHECO, Macedo Yara de. A Universidade e o novo paradigma educacional. PUC-PR , 2003.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed Campinas: Papirus Editora, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Trad. Eliane Lisboa. PortoAlegre: Sulina, 2007.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

POW, E. De Jazidas, Garimpos e Artífices: A formação fonológica do professor e sua identidade profissional. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

PRABHU, N. S. “The Dynamics of the Language Lesson”. Tesol Quarterly, v. 26, n. 2, 1992.

REIS, M. R. F. “Características Metacompetentes do Professor de Prática de Ensino de Língua Estrangeira”. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa. São Paulo: APLIESP, 1992.

SANTOS, B. S. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, B. S. de. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, J. S.; PINHO, M. J. As práticas discursivas e os gestos de leitura do sujeito professor-leitor. In: MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. (Orgs). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. Da PUC-Goiás/Líber Livro Editora, 2012. p. 271-289.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA Antônio. Os professores e sua formação. Dom Quixote, Lisboa, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

30-01-2014

Como Citar

COSTA, Rosemeire Granada; SANTOS, Janete Silva dos; MEDEIROS, Valéria da Silva; PINHO, Maria José. A universidade e os desafios da formação docente em uma era de supercomplexidade. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 87–107, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14616. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos