Disciplina curricular de língua portuguesa processo de constituição e configuração gráfica ao longo das décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p155

Palavras-chave:

configuração gráfica, Disciplina, Constituição, Ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões a partir de alguns textos voltados à configuração gráfica dos livros didáticos de Português a partir da década de 1960, como possibilidade de conhecer e ampliar os estudos voltados ao ensino de língua materna e a constituição da disciplina curricular Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joceli Cargnelutti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ANGELO, Graziela Lucci. Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa. 2005. Tese (Doutorado em Ensino -Aprendizagem de Língua Materna) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1974/1997. p. 401-414.

BASTOS, Maria Helena Camar; LEMOS, Elizandra Ambrosio; BUSNELLO, Fernanda. A pedagogia da ilustração: uma face do impresso. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

BELMIRO, Celia Bicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade, ano 31, n. 72, p. 11-31, ago. 2000.

BELMIRO, Celia Bicalil. Um estudo sobre relações entre imagem e textos verbais em cartilhas de Alfabetização e livros de Literatura Infantil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar: 1810- 1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FERNANDES, Adriana. A constituição do ensino de Língua Portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivas. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo: Gramática? São Paulo: Parábola, 2006.

GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: Edusc; Uberlândia, MG: Edufu, 2004.

GENOUVRIER, Emile; PEYTARD, Jean. Linguística e ensino do Português. Coimbra: Almedina. Tradução: Rodolfo Ilari, 1973.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. Palestra proferida na Semana da Prática Pedagógica, Universidade de Aveiro, CIFOP, 2003.

GERALDI, João Wanderley. Deslocamentos no ensino: de objetos a práticas; de práticas a objetos. Texto apresentado na mesa-redonda “Gêneros discursivos e ensino. SEMINÁRIO do CELLIP, 29., 2009, Cascavel. Anais ... Cascavel: Unioeste, out. 2009.

ILARI, Rodolfo. A Linguística e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

LINS, Osman. Do ideal e da glória: problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1977.

LOBATO, Lúcia. Teorias linguísticas e o ensino do português como língua materna. Tempo Brasileiro. v. 53/54, p. 5-47, abr./set. 1978.

MELO, G. C. de. Vícios do nosso ensino gramatical. In: MELO, G. C. Iniciação à Filologia e à Linguística Portuguesa. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1971. p. 285-290.

MORAES, Didier D. C. Dias de. A renovação visual do livro didático no Brasil: o design de Ary de Noronha na Editora Ática. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: SP, 2008. p. 140-150.

NAKAMOTO, Persio. A configuração gráfica do livro didático: um espaço pleno de significações. 114folhas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PIETRI, Émerson. O discurso da mudança do ensino de língua materna no processo de constituição da linguística brasileira. 2003. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2003.

SOARES, Magda Becker. Um olhar sobre o livro didático. In: Presença Pedagógica, v.2, n.12, p. 52-64, nov./dez. 1996.

ZANDWAIS, Ana. Linguagem e ensino: saberes linguísticos e literários dominantes em compêndios escolares. Organon, v. 17, n. 35, p. 19-38, 2003.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

CARGNELUTTI, Joceli. Disciplina curricular de língua portuguesa processo de constituição e configuração gráfica ao longo das décadas. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 155–171, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p155. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14548. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos