O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p231Palabras clave:
Ensino de Língua Estrangeira, Livro didáticoResumen
Este artigo, preocupado com a frequente carência de critérios por parte dos professores de língua estrangeira no momento da escolha de seu material didático, apresenta uma proposta de análise de livros didáticos, tendo como base teórica principal os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira- 5ª a 8ª séries. Esta proposta, organizada em cinco fichas, compostas de uma série de perguntas norteadoras, foi criada com o intento de tornar os conceitos presentes nos PCNs menos abstratos. O trabalho sugere que a proposta de avaliação, aqui apresentada, não deve ser utilizada como receita, mas como objeto de reflexão, no momento da escolha do livro didático, por parte dos profissionais do ensino de língua estrangeira.
Descargas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROWN, Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice-Hall: Inc, 1994.
CLARK, Herbert. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, UFRGS, n. 9, p.1-72, 2000.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2001.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras,1996. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. História do material didático. In: DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. P.17-56.
PEREIRA, Claudia Flores. As representações socioculturais e sociolinguísticas dos personagens de duas séries didáticas de inglês. Rio grande do Sul: Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
POMPÍLIO, Berenice. et al. Os PCNs: uma experiência de formação de professores do ensino fundamental. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2000.
RICHARDS, Jack. Beyond Training: Perspectives on Language Teacher Education. Cambridge: University Press, 1998.
XAVIER, Rosely Perez; URIO, Everlaine Daluz Weber. O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa? Trabalhos em Linguística Aplicada – Revista do Instituto de Linguagem da Unicamp, Campinas, 45(1), p. 29-54, jan./jun.2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.