O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p231

Palabras clave:

Ensino de Língua Estrangeira, Livro didático

Resumen

Este artigo, preocupado com a frequente carência de critérios por parte dos professores de língua estrangeira no momento da escolha de seu material didático, apresenta uma proposta de análise de livros didáticos, tendo como base teórica principal os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira- 5ª a 8ª séries. Esta proposta, organizada em cinco fichas, compostas de uma série de perguntas norteadoras, foi criada com o intento de tornar os conceitos presentes nos PCNs menos abstratos. O trabalho sugere que a proposta de avaliação, aqui apresentada, não deve ser utilizada como receita, mas como objeto de reflexão, no momento da escolha do livro didático, por parte dos profissionais do ensino de língua estrangeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Gewehr Borella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Letras

Daniela Norci Schroeder, Instituto de Letras da UFRGS

Doutorado em Linguística sincrônica, diacrônica e aplicada da Università degli Studi Roma Tre, em Roma. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Citas

BOHN, Hilário. et al. Tópicos de linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: UFSC, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice-Hall: Inc, 1994.

CLARK, Herbert. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, UFRGS, n. 9, p.1-72, 2000.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras,1996. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. História do material didático. In: DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. P.17-56.

PEREIRA, Claudia Flores. As representações socioculturais e sociolinguísticas dos personagens de duas séries didáticas de inglês. Rio grande do Sul: Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

POMPÍLIO, Berenice. et al. Os PCNs: uma experiência de formação de professores do ensino fundamental. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2000.

RICHARDS, Jack. Beyond Training: Perspectives on Language Teacher Education. Cambridge: University Press, 1998.

XAVIER, Rosely Perez; URIO, Everlaine Daluz Weber. O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa? Trabalhos em Linguística Aplicada – Revista do Instituto de Linguagem da Unicamp, Campinas, 45(1), p. 29-54, jan./jun.2006.

Publicado

2013-09-09

Cómo citar

BORELLA, Sabrina Gewehr; SCHROEDER, Daniela Norci. O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 231–256, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14283. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.