Os relatos míticos indígenas: um instrumento para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p113Palabras clave:
Interacionismo sócio-discursivo, Gêneros textuais, Relato mítico indígenaResumen
Tomando como pressuposto teórico o Interacionismo Sócio-Discursivo, o presentetrabalho tem o objetivo de caracterizar, lingüística e discursivamente, o gênero “relato míticoindígena” para servir de subsídio ao trabalho do professor em sala de aula no processo ensinoaprendizagemde língua portuguesa. O ensino de gêneros deve se basear na observaçãoda relação entre texto e contexto considerando-os como atividades culturais mediadas pelalinguagem numa situação dada. A metodologia de análise do gênero baseia-se no procedimentometodológico proposto por Bronckart que é a análise da infra-estrutura textual, dos mecanismosde textualização e dos mecanismos enunciativos do gênero relato mítico indígena. O trabalhocom o gênero, além de ser uma forma de preservação de parte da cultura brasileira se constituicomo um trabalho interdisciplinar, como sugerem os PCNs.Descargas
Citas
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