A importância de desenvolver uma pedagogia crítica na formação inicial de professores

Autores/as

  • Luciane Nigro Charlariello Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p44

Palabras clave:

Formação inicial de professores, Pedagogia crítica, Teoria e prática

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a orientação para a formação de docentes delínguas materna e estrangeira durante a graduação através de uma perspectiva crítico-reflexiva.Considero esta pesquisa inserida na linha de pesquisa de Linguagem e Educação porque estatem como objetivo investigar questões da e sobre a sala de aula de línguas materna e estrangeira,em uma perspectiva discursiva e sócio-histórico-cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Nigro Charlariello, Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

Citas

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1996.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GIROUX, H. Pedagogia Radical. São Paulo: Cortez, 1983.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993/1997.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

SMYTH, J. The teachers Work and the Politics of Reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

Publicado

2006-01-01

Cómo citar

CHARLARIELLO, Luciane Nigro. A importância de desenvolver uma pedagogia crítica na formação inicial de professores. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 44–48, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p44. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14086. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.