Apresentação do dossiê “Contribuições da linguística sistêmico-funcional para o ensino e para a aprendizagem de línguas adicionais”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p1-11Keywords:
Systemic-functional linguistics, additional languages, teaching, learningAbstract
A proposta temática deste Dossiê, Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para o Ensino e para a Aprendizagem de Línguas Adicionais, contempla o potencial que as línguas apresentam em termos de Halliday (1978). A LSF tem indicado múltiplas possibilidades de entendimento e de análise do funcionamento da linguagem e das línguas em contextos culturais e situacionais diversos. Esses contextos representam um potencial de uso de línguas, visto que “aprender uma língua é construir uma imagem da realidade que está à sua volta e dentro dela. Neste processo, que também é social, a construção da realidade é inseparável da construção do sistema semântico no qual a realidade está inserida” (Halliday, 1978, pp.1-2). O olhar analítico desse potencial de sentido da língua em uso é que torna vivas as diferentes realidades linguísticas, pois, como Halliday destaca, “a língua é um potencial; o que o usuário pode fazer. O que a pessoa pode fazer no sentido linguístico, [...] isto é, o que ela pode fazer como falante/ouvinte, é equivalente ao que ela ‘pode querer dizer’” (pp. 27-28).
Downloads
References
ARÚS-HITA, J. et al. Learning how to mean in a second language: uses of system networks in L2 education. Journal of World Languages, 2024; https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056, disponível em: https://web.archive.org/web/20240312154514/https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jwl-2023-0056/pdf. Acesso em: 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1985 [3. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar (4th ed.). Routledge. 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.
ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 9. London: Taylor & Francis, 2020a.
ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage II: Knowledge genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 10. London: Taylor & Francis, 2020b.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
ROTTAVA, L. et al. A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro: um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Revista Signos, Santa Cruz do Sul/RS, v. 46, p. 7-22, 2021. DOI:https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16018. Acesso em: 15 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Antonio Márcio da Silva, Lucia Rottava, Sulany Silveira dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.