A influência de traços de personalidade no silêncio de alunos de língua inglesa de nível avançado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p152Palabras clave:
Ensino e aprendizagem, Diferenças individuais, Produção oral, Período silencioso, Níveis avançados de estudoResumen
O foco deste trabalho está voltado para a investigação de traços de personalidade que possam estar relacionados ao silêncio (em sala de aula) de alunos de língua inglesa de nível avançado. De acordo com o conceito de “silent period” (período silencioso) de Krashen, é natural que alunos no início do processo de aprendizagem de uma nova língua vivenciem um período no qual permaneçam em silêncio, apenas recebendo insumo linguístico, até que tenham adquirido certo conhecimento e a confiança necessária para começarem a falar. Alguns alunos, no entanto, tendem a permanecer em silêncio durante as aulas, mesmo já em estágios mais avançados de estudos da língua. Focalizamos, em nossa análise, a atuação desses alunos. O trabalho baseia-se em estudos sobre traços de personalidade envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de línguas realizados por Brown (2000), Ellis (1996), entre outros. A metodologia da pesquisa envolve entrevistas, notas de campo, questionários, autoavaliação retrospectiva de aprendizes e gravações em áudio e vídeo com alunos de duas turmas de nível intermediário-avançado e três turmas de nível avançado em um instituto privado de idiomas. O objetivo é identificar e discutir possíveis motivos que levam alguns desses alunos a não interagir em sala de aula. Por meio deste estudo, constatamos, por exemplo, que um traço de personalidade como a introversão pode fazer com que alguns alunos prefiram o aprendizado individual – e o contato com o livro didático – ao trabalho com os colegas de classe. Ao propormos atividades em duplas, objetivando a prática oral da língua-alvo, esses alunos tendem a falar o mínimo possível, voltando, em seguida, sua atenção para o livro ou caderno, enquanto outros continuam a interagir.
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