O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental

Autores

  • Cristina Rörig Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p29

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar textos de relatos de experiência produzidos por crianças de um terceiro ano e de um quinto ano do ensino fundamental, para verificar a textualidade e o uso das marcas temporais em suas produções propondo-se, assim, uma reflexão linguística sobre o desenvolvimento da escrita. Entende-se a textualidade como o conjunto de recursos que permitem ao aluno produzir textos de modo eficiente em um determinado gênero e tipo textual, e as marcas de tempo referem-se a um conhecimento enunciativo que leva à construção de sentido. Em relação à enunciação, opta-se, especificamente, por observar como essa se realiza pelo emprego dos tempos verbais e dos advérbios a fim de verificar esse uso da língua realizado pelos alunos. Pretende-se, assim, contribuir com reflexões sobre o trabalho de produção e desenvolvimento textual no ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Cristina Rörig, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

12-08-2011

Como Citar

RÖRIG, Cristina. O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 1, p. 29–53, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7858. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos