O desenvolvimento linguístico mostrado pela escrita de crianças do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n1p29Palavras-chave:
Análise do Discurso, Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar textos de relatos de experiência produzidos por crianças de um terceiro ano e de um quinto ano do ensino fundamental, para verificar a textualidade e o uso das marcas temporais em suas produções propondo-se, assim, uma reflexão linguística sobre o desenvolvimento da escrita. Entende-se a textualidade como o conjunto de recursos que permitem ao aluno produzir textos de modo eficiente em um determinado gênero e tipo textual, e as marcas de tempo referem-se a um conhecimento enunciativo que leva à construção de sentido. Em relação à enunciação, opta-se, especificamente, por observar como essa se realiza pelo emprego dos tempos verbais e dos advérbios a fim de verificar esse uso da língua realizado pelos alunos. Pretende-se, assim, contribuir com reflexões sobre o trabalho de produção e desenvolvimento textual no ensino fundamental.Downloads
Referências
ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. ABC do alfabetizador. 2.ed. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão: revisão da tradução, Marina Appenzeller. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BENVENISTE, Émile (1967). Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto. São Paulo: Ática, 2003.
FLORES, Valdir et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Aspectos cognitivos da leitura. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.
MARCUSCHI, Luiz A. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: MARCUSCHI, L.A. e DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 31-56.
MARCUSCHI, Luiz A.; HOFFNAGEL, Judith. A escrita no contexto de usos linguísticos: caracterizando a escrita. In: MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A. P. (Org.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 85-104.
MORAIS, Artur Gomes; da SILVA, Alexsandro. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006.
TEBEROSKY, Ana. Para que aprender a escrever? In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006ª. p. 19-37.
TEBEROSKY, Ana. Compor textos. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006b. p. 85-117.
WERTZER, Haydée F.; SANTOS, Maria Thereza M. dos. Processamento fonológico e processamento da escrita. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 15.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA, 7., 2007, Gramado. Anais... Gramado, RS, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.