Cultura científica em aulas de português: como incentivar a pesquisa na educação básica?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2025v25n3p29-54Palavras-chave:
Pesquisa na escola., Material didático, Formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo problematizar a educação científica como uma abordagem pedagógica para tornar a aprendizagem de diferentes componentes curriculares significativa e contextualizada, realçando sua relevância para inovar o ensino do português como língua materna na educação básica. Para tanto, analisa-se um manual escolar de introdução à pesquisa científica, produzido para a formação continuada de professores em uma secretaria municipal de educação. Consideram-se ainda possibilidades de usos escolares do referido material didático. A pesquisa está situada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada e encontra-se fundamentada em estudos sobre educação científica produzidos em diferentes áreas do conhecimento como a Ciência da Educação e o Ensino de Ciências. Adota-se uma abordagem qualitativa para a análise do documento selecionado. O manual investigado se configura como um material didático promissor para incentivar a investigação científica e o pensamento crítico. Além disso, evidencia-se a relevância do uso do referido material na formação continuada de professores, pois possibilita a integração entre teoria e prática, contribuindo para a propagação da cultura científica na escola. Identifica-se, contudo, a necessidade de ampliar a diversidade de procedimentos metodológicos descritos no manual, evitando-se a reprodução restrita de representações legitimadas de ciência.
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