“Gente” e “a gente” na fala da tutora do English 3D: análise na perspectiva Sistêmico-Funcional

Autores

Palavras-chave:

Gramática Sistêmico-Funcional; Metafunção Ideacional; Metafunção Interpessoal; Recursos Linguísticos.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os recursos linguísticos empregados pela tutora do Curso English Online 3-D para construir sentidos por meio das escolhas lexicais na interação com os estudantes, focalizando o emprego do substantivo “gente” e do pronome “a gente”, pelos significados ideacionais e interpessoais. A metodologia da pesquisa é de base quali-quantitativa, um estudo de caso (Motta-Roth; Hendges, 2010), a qual se baseia na transcrição de 10 minutos e 7 segundos iniciais de uma aula de inglês como língua adicional implementada virtualmente em 2022. Na sequência, procedemos à classificação das orações selecionadas a partir de critérios de seleção do corpus e, por fim, analisamos e discutimos os dados com base nos sistemas léxico-gramaticais da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004). Para a análise, lançamos mão das metafunções ideacional e interpessoal com a intenção de averiguar como a linguagem se constitui como experiência e de que formas ocorre a interação entre tutora e alunos na aula virtual. Os resultados apontam que há predominância de orações mentais nas falas da tutora, as quais estão voltadas ao desenvolvimento cognitivo dos participantes da aula sob uma perspectiva de colaboração/ajuda. Ademais, as orações são, predominantemente, proposições do modo oracional declarativo, corroborando a troca de informações entre a tutora e os estudantes.

Biografia do Autor

Caroline Larrañaga, UFSM

Graduada em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2005); em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales - SP (2021), e em Letras - Inglês pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema (2024); Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012); Mestra em Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pampa (2021); Atualmente é Doutoranda em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM. Atua como professora da Rede Pública Municipal em Santana do Livramento - RS. 

Susana Cristina dos Reis, UFSM

É professora associada, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD. Atualmente atua como coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Red. Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE, ensino a distância, games e gamificação.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

LARRAÑAGA, Caroline; DOS REIS, Susana Cristina. “Gente” e “a gente” na fala da tutora do English 3D: análise na perspectiva Sistêmico-Funcional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 238–259, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50352. Acesso em: 25 jul. 2024.