Apresentação do dossiê “Contribuições da linguística sistêmico-funcional para o ensino e para a aprendizagem de línguas adicionais”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p1-11Palavras-chave:
Linguística sistêmico-funcional, línguas adicionais, ensino , aprendizagemResumo
A proposta temática deste Dossiê, Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para o Ensino e para a Aprendizagem de Línguas Adicionais, contempla o potencial que as línguas apresentam em termos de Halliday (1978). A LSF tem indicado múltiplas possibilidades de entendimento e de análise do funcionamento da linguagem e das línguas em contextos culturais e situacionais diversos. Esses contextos representam um potencial de uso de línguas, visto que “aprender uma língua é construir uma imagem da realidade que está à sua volta e dentro dela. Neste processo, que também é social, a construção da realidade é inseparável da construção do sistema semântico no qual a realidade está inserida” (Halliday, 1978, pp.1-2). O olhar analítico desse potencial de sentido da língua em uso é que torna vivas as diferentes realidades linguísticas, pois, como Halliday destaca, “a língua é um potencial; o que o usuário pode fazer. O que a pessoa pode fazer no sentido linguístico, [...] isto é, o que ela pode fazer como falante/ouvinte, é equivalente ao que ela ‘pode querer dizer’” (pp. 27-28).
Downloads
Referências
ARÚS-HITA, J. et al. Learning how to mean in a second language: uses of system networks in L2 education. Journal of World Languages, 2024; https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056, disponível em: https://web.archive.org/web/20240312154514/https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jwl-2023-0056/pdf. Acesso em: 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1985 [3. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar (4th ed.). Routledge. 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.
ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 9. London: Taylor & Francis, 2020a.
ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage II: Knowledge genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 10. London: Taylor & Francis, 2020b.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
ROTTAVA, L. et al. A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro: um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Revista Signos, Santa Cruz do Sul/RS, v. 46, p. 7-22, 2021. DOI:https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16018. Acesso em: 15 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Márcio da Silva, Lucia Rottava, Sulany Silveira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.