Apresentação do dossiê “Contribuições da linguística sistêmico-funcional para o ensino e para a aprendizagem de línguas adicionais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p1-11

Palavras-chave:

Linguística sistêmico-funcional, línguas adicionais, ensino , aprendizagem

Resumo

A proposta temática deste Dossiê, Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para o Ensino e para a Aprendizagem de Línguas Adicionais, contempla o potencial que as línguas apresentam em termos de Halliday (1978). A LSF tem indicado múltiplas possibilidades de entendimento e de análise do funcionamento da linguagem e das línguas em contextos culturais e situacionais diversos. Esses contextos representam um potencial de uso de línguas, visto que “aprender uma língua é construir uma imagem da realidade que está à sua volta e dentro dela. Neste processo, que também é social, a construção da realidade é inseparável da construção do sistema semântico no qual a realidade está inserida” (Halliday, 1978, pp.1-2). O olhar analítico desse potencial de sentido da língua em uso é que torna vivas as diferentes realidades linguísticas, pois, como Halliday destaca, “a língua é um potencial; o que o usuário pode fazer. O que a pessoa pode fazer no sentido linguístico, [...] isto é, o que ela pode fazer como falante/ouvinte, é equivalente ao que ela ‘pode querer dizer’” (pp. 27-28).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Márcio Da Silva, University of Essex

Doutor em Hispanic Studies. Docente da University of Essex, UK.

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Doutora e Pós-Doutora em Linguística Aplicada. Docente Associada no Instituto de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFRGS. 

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Letras. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Referências

ARÚS-HITA, J. et al. Learning how to mean in a second language: uses of system networks in L2 education. Journal of World Languages, 2024; https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056, disponível em: https://web.archive.org/web/20240312154514/https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jwl-2023-0056/pdf. Acesso em: 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1515/jwl-2023-0056

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1985 [3. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. Rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar (4th ed.). Routledge. 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.

ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 9. London: Taylor & Francis, 2020a.

ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage II: Knowledge genres. In: MATON, K.; MARTIN, J.R.; DORAN, Y.J. (eds.). Studying science: Knowledge, language and pedagogy. Chapter 10. London: Taylor & Francis, 2020b.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

ROTTAVA, L. et al. A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro: um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Revista Signos, Santa Cruz do Sul/RS, v. 46, p. 7-22, 2021. DOI:https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/16018. Acesso em: 15 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.16018

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

DA SILVA, Antonio Márcio; ROTTAVA, Lucia; SANTOS, Sulany Silveira dos. Apresentação do dossiê “Contribuições da linguística sistêmico-funcional para o ensino e para a aprendizagem de línguas adicionais”. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p1-11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50978. Acesso em: 21 dez. 2024.