Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p120-145Palavras-chave:
infográfico didatizado, multimodalidade, pedagogia com base em gêneros de textoResumo
Considerando a importância da leitura multimodal para o desenvolvimento dos letramentos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a análise de um infográfico didatizado e das instruções que orientam a leitura multimodal desse texto em um livro didático. Os fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-funcional (Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney (Martin; Rose, 2008; Rose; Martin, 2012) e da abordagem multimodal da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021; Kress, 2010) permitiram um estudo qualitativo que revelou o emprego de imagem, de verbiagem e articulação intermodal na construção de significados no infográfico. O propósito sociocomunicativo identificado foi o de Explicar, principalmente por meio de Explicações Condicionais. As instruções para leitura multimodal têm seu foco no participante you, direcionado ao estudante, que é convidado a se engajar em ações criativas e cognitivas instanciadas, respectivamente, por processos materiais e mentais. Contudo, a análise apontou uma lacuna na abordagem efetiva de leitura dos elementos multimodais que conduzem ao propósito sociocomunicativo do texto, sendo necessária a intervenção do professor. Este trabalho propõe contribuições para a formação de professores, enfatizando a possibilidade de explorar a multimodalidade em gêneros de texto e considerá-la para desenvolver letramentos.
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