Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p120-145

Palavras-chave:

infográfico didatizado, multimodalidade, pedagogia com base em gêneros de texto

Resumo

Considerando a importância da leitura multimodal para o desenvolvimento dos letramentos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a análise de um infográfico didatizado e das instruções que orientam a leitura multimodal desse texto em um livro didático. Os fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-funcional (Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney (Martin; Rose, 2008; Rose; Martin, 2012) e da abordagem multimodal da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021; Kress, 2010) permitiram um estudo qualitativo que revelou o emprego de imagem, de verbiagem e articulação intermodal na construção de significados no infográfico. O propósito sociocomunicativo identificado foi o de Explicar, principalmente por meio de Explicações Condicionais. As instruções para leitura multimodal têm seu foco no participante you, direcionado ao estudante, que é convidado a se engajar em ações criativas e cognitivas instanciadas, respectivamente, por processos materiais e mentais. Contudo, a análise apontou uma lacuna na abordagem efetiva de leitura dos elementos multimodais que conduzem ao propósito sociocomunicativo do texto, sendo necessária a intervenção do professor. Este trabalho propõe contribuições para a formação de professores, enfatizando a possibilidade de explorar a multimodalidade em gêneros de texto e considerá-la para desenvolver letramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz de Azevedo Ramos, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestra em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2021-2023). Licenciada em Letras Português - Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Integra o Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), cadastrado no CNPq. Foi bolsista dos programas PIBIC (UFLA) de iniciação à pesquisa acadêmica e PIBID (CAPES) voltado à docência, ambos com foco no Ensino de Língua Inglesa. Orientada pela grande área dos Estudos Linguísticos, estuda pelo viés da teoria da Linguística Sistêmico-Funcional, pesquisando principalmente gêneros de texto em materiais didáticos. Atualmente, é professora efetiva de Língua Estrangeira Moderna - Inglês da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professora na Escola SESI Aloysio Ribeiro de Almeida (FIEMG), atuando no município de Varginha.

Maria Eugenia Batista, Universidade Federal de São Paulo

Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta, coordenou o curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Linguagem em Novos Contextos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CAVALCANTI, B. A. P. A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional. 2016. Tese (Doutorado em Linguística, Letras e Artes) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21603. Acesso em: 20 mar. 2024.

CHRISTIE, F.; DEREWIANKA, B. School discourse: learning to write across the years of schooling. London: Continuum, 2008.

EGGINS, S. Introducción a la lingüística sistémica. Tradução de Felipe Alcántara. Logroño: Universidad de La Rioja, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FUZER, C.; CABRAL, S. C. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado das Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th ed. New York: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2nd ed. New York: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203619728

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3th ed. New York: Routledge, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. London: Equinox, 2008.

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

RAMOS, M. B. A. Infográficos em livros didáticos para o ensino de leitura em língua inglesa: uma análise multimodal e sistêmico-funcional. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67477. Acesso em: 20 mar. 2024.

ROSE, D. Languages of schooling: embedding literacy learning with genre-based pedagogy. European Journal of Applied Linguistics, Berlim, v. 6, n. 1, p. 59-89, 2018. DOI 10.1515/eujal-2017-0008. DOI: https://doi.org/10.1515/eujal-2017-0008

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney school. Sheffield: Equinox, 2012.

SERAFINI, F. Beyond the visual: an introduction to researching multimodal phenomena. New York: Teachers College Press, 2022.

SERAFINI, F. Reading the visual: an introduction to teaching multimodal literacy. New York: Teachers College Press, 2014.

UNSWORTH, L. Intermodal relations, mass and presence in school science explanation genres. In: ZAPPAVIGNA, M.; DREYFUS, S. Discourses of hope and reconciliation: J. R. Martin’s contribution to systemic functional linguistics. London: Bloomsbury, 2020. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350116092.ch-007

VALVERDE, I. (ed.). English and more!: 6. ano: manual do professor. São Paulo: Richmond Educação, 2018.

Downloads

Publicado

24-07-2024

Como Citar

RAMOS, Maria Beatriz de Azevedo; BATISTA, Maria Eugenia. Infográfico didatizado e seu propósito sociocomunicativo no ensino de leitura em inglês: um olhar multimodal e sistêmico-funcional. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 120–145, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p120-145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50210. Acesso em: 4 nov. 2024.