Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino e a aprendizagem de línguas adicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p12-30

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Ensino e aprendizagem, Línguas adicionais

Resumo

Este texto tem como principal objetivo abordar possíveis contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para o ensino e a aprendizagem de línguas adicionais, bem como as interfaces teóricas proporcionadas pelo arcabouço teórico-metodológico sistêmico-funcional. O referencial teórico para o texto encontra-se embasado não apenas nos trabalhos de Michael Halliday, idealizador dessa teoria, mas também em textos de seus colaboradores e nos diversos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil que utilizam e ampliam essa teoria e seu uso nos contextos de pesquisa locais. Utilizamos a pesquisa bibliográfica como abordagem metodológica e discutimos, a partir de uma perspectiva qualitativa, como tais estudos estão configurados. O corpus compõe-se dos textos seminais da LSF por Halliday e colaboradores, além de trabalhos de investigação desenvolvidos por pesquisadores brasileiros. Os resultados apontam para a produtividade do arcabouço teórico sistêmico-funcional e seu uso cada vez mais intenso em contextos de pesquisas brasileiros, especialmente para o ensino e a aprendizagem de línguas adicionais.

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Biografia do Autor

Orlando Vian Junior, Universidade Federal de São Paulo

Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/CNPq), campus de Guarulhos. Atua no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. É Mestre (1997) e Doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Desenvolveu estágios pós-doutorais na PUC-SP (2010), na Universidade de Sydney/Austrália (2014) e na UNICAMP (2020).

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

VIAN JUNIOR, Orlando. Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino e a aprendizagem de línguas adicionais. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 12–30, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p12-30. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50203. Acesso em: 12 dez. 2024.

Dados de financiamento