O emprego dos pretéritos perfeitos do espanhol: uma análise à luz da metafunção interpessoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p260-279

Palavras-chave:

metafunção interpessoal, espanhol, pretéritos perfeitos

Resumo

A Linguística Sistêmico Funcional almeja descrever fatos da língua de uma forma holística e apresenta como uma das suas principais características a percepção de que o todo se obtém pela análise das partes. Esse traço convém ao objetivo do presente artigo, que é aplicar a metafunção interpessoal a um fenômeno verbal do espanhol, como é o uso de dois tempos passados classificados em função do aspecto perfectividad. Constitui o referencial teórico a concepção de uma língua como diassitema (Coseriu, 1992), a hipótese de valores desses tempos de acordo com a linguística hispânica (Aleza Izquierdo, 2010; RAE, 2010) e a noção de metafunção interpessoal (Fuzer; Cabral, 2014; Ghio; Fernández, 2008), que permite avaliar a interação entre enunciador e interlocutor, demonstrando as atitudes e pontos de vista dos falantes. Metodologicamente, aplicou-se o sistema de segmentação e análise de orações a um conjunto de excertos de textos jornalísticos que constituem o corpus deste artigo.  A partir dos resultados obtidos, observa-se que a aplicação da metafunção interpessoal pode contribuir para uma melhor compreensão de certas estruturas da língua. Contudo, a teoria parece ainda não haver explorado suficientemente fenômenos como o da perfectividad que permitam explicar os usos de ambos os pretéritos perfeitos do espanhol.

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Biografia do Autor

Greice Naysinger Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos da Linguagem, linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: Relações textuais. É licenciada em Letras pela mesma universidade com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola. Possui experiência como professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa nas redes pública e privada de ensino. Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando na área de Língua Espanhola. É professora de espanhol no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) desde 2019.

Félix Valentín Bugueño Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular de Língua Espanhola (graduação) e de Lexicografia (pós-graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras. Doutor em Filologia Românica (Doktor der romanischen Philologie) pela Ruprecht-Karl Universität Heidelberg - Alemanha. Graduado em Língua e Literaturas de Língua Espanhola (Licenciado en Lengua y Literaturas Hispánicas) pela Universidad Católica de Valparaíso - Chile. Foi professor visitante na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) - Brasil e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Brasil. Bolsista do Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst (KAAD) - Alemanha, da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) - Brasil e do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) - Alemanha. Foi pesquisador visitante na Universidade de Heidelberg - Alemanha e na Universidade de Paderborn - Alemanha. Membro do Conselho Editorial e parecerista ad hoc de vários periódicos. Orientador de doutorado, mestrado, trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica. Áreas de concentração de pesquisa: Metalexicografia; lexicografia mono- e bilíngue (português, espanhol, alemão, inglês, latim); lexicografia pedagógica (português, espanhol, alemão, inglês, latim); lexicologia e semântica; lexicologia e ensino de línguas.

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

NAYSINGER NASCIMENTO, Greice; MIRANDA, Félix Valentín Bugueño. O emprego dos pretéritos perfeitos do espanhol: uma análise à luz da metafunção interpessoal. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 260–279, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p260-279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49994. Acesso em: 21 nov. 2024.