“Feijões milagrosos”: uma análise semiolinguística da comercialização da fé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p313-334

Palavras-chave:

Teoria Semiolinguística, processo de semiotização de mundo, saberes de crença

Resumo

O prelúdio pandêmico trouxe aflições físicas e mentais para o mundo e, em específico, para o nosso país. A falta de conhecimento acerca do vírus, devido a poucas informações acadêmicas sob a ação da pandemia do coronavírus, propiciou uma situação que repercutiu negativamente no mês de maio de 2020, em que o mundo ainda estava buscando por soluções cientificamente comprovadas. O pastor Valdemiro Santiago, em posição de autoridade religiosa, promoveu a venda de feijões que, potencialmente, possuíam o poder de proteger os fiéis e seus familiares por meio da prática da semeadura. Nesse sentido, temos por objetivo identificar, no discurso proferido pelo pastor, possíveis efeitos para a captação do telespectador, intencionando promover a venda do produto divulgado, por meio de recursos linguístico-discursivos. Para isso, recorreremos à Teoria Semiolinguística do Discurso proposta por Charaudeau (2019, 2018, 2017). Por meio dessa fundamentação teórica e metodológica, é possível compreender que todo ato de linguagem produzido por um sujeito social visa à produção de efeitos previstos no interlocutor. Esta pesquisa possui como contribuição social realizar uma análise necessária que almeja demonstrar como o discurso religioso pode ser utilizado também como uma forma indutiva, ao transvestir um saber de crença como um saber de conhecimento.

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Biografia do Autor

Thiago Costa da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) (2020). É membro integrante de um grupo de pesquisa da CNPq e desenvolveu a organização de três e-books científicos para publicação, na área de Sociolinguística e Análise do Discurso. Realizou três monitorias na UVA, nos anos de 2019 e 2020, e um Estágio em Docência na disciplina "Oficina de Textos" na UFF, em 2022.

Patrick Neves de Paula da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). É membro integrante de um grupo de pesquisa da CNPq, e recebeu prêmio de menção honrosa pelo melhor trabalho apresentado no ano de 2020, no curso de Letras, pelo Projeto de Iniciação Científica da UVA. Realizou duas monitorias na UVA, no ano 2020.1 e 2020.2, nas disciplinas de Sociolinguística e Análise do Discurso.

Cláudia Cristina Mendes Giesel, Universidade Veiga de Almeida

Possui licenciatura em Letras- Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), mestrado em Linguística Aplicada/Inglês - Iowa State University (1999) e doutorado em Curriculum and Instruction - Iowa State University (2003), ambos convalidados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenadora dos cursos de letras-português inglês e letras literatura da Universidade Veiga de Almeida, coordenadora docente do Programa de Residência Pedagógica da Capes e avaliadora do BASis do Ministério de Educação e Cultura desde 2018.

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

SILVA, Thiago Costa da; SILVA, Patrick Neves de Paula da; GIESEL, Cláudia Cristina Mendes. “Feijões milagrosos”: uma análise semiolinguística da comercialização da fé. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 313–334, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p313-334. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48257. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos