“Feijões milagrosos”: uma análise semiolinguística da comercialização da fé
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p313-334Palavras-chave:
Teoria Semiolinguística, processo de semiotização de mundo, saberes de crençaResumo
O prelúdio pandêmico trouxe aflições físicas e mentais para o mundo e, em específico, para o nosso país. A falta de conhecimento acerca do vírus, devido a poucas informações acadêmicas sob a ação da pandemia do coronavírus, propiciou uma situação que repercutiu negativamente no mês de maio de 2020, em que o mundo ainda estava buscando por soluções cientificamente comprovadas. O pastor Valdemiro Santiago, em posição de autoridade religiosa, promoveu a venda de feijões que, potencialmente, possuíam o poder de proteger os fiéis e seus familiares por meio da prática da semeadura. Nesse sentido, temos por objetivo identificar, no discurso proferido pelo pastor, possíveis efeitos para a captação do telespectador, intencionando promover a venda do produto divulgado, por meio de recursos linguístico-discursivos. Para isso, recorreremos à Teoria Semiolinguística do Discurso proposta por Charaudeau (2019, 2018, 2017). Por meio dessa fundamentação teórica e metodológica, é possível compreender que todo ato de linguagem produzido por um sujeito social visa à produção de efeitos previstos no interlocutor. Esta pesquisa possui como contribuição social realizar uma análise necessária que almeja demonstrar como o discurso religioso pode ser utilizado também como uma forma indutiva, ao transvestir um saber de crença como um saber de conhecimento.
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