O letramento nas matrizes curriculares dos cursos de Letras nas Universidades Federais Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124

Palavras-chave:

letramento, Letras, formação inicial

Resumo

O presente artigo busca quantificar e analisar a incidência de disciplinas dirigidas ao estudo do(s) letramento(s) por meio da leitura das de 48 ementas de cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo por base de dados 48 matrizes curriculares coletadas por meio eletrônico, nos sites das universidades ou solicitadas por e-mail ao departamento de Letras. Os resultados demonstraram que o letramento está presente na formação inicial do professor de Línguas nas Universidades Federais de todo o território nacional. Evidenciou-se ainda que o assunto é mais fortemente presente nas ementas dos PPC publicados após o ano de 2017 e, também, que o uso social da língua figura como pano de fundo para os estudos do letramento na maioria das ementas analisadas neste estudo. Entende-se que estas instituições têm se preocupado em acompanhar os documentos oficiais e abordarem assuntos tão pertinentes à formação do professor como o letramento, proporcionando-lhe uma formação que se relacione com a realidade social, tanto destes futuros profissionais, quantos aqueles que eles irão formar, na pessoa de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Coelho Tonolli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade da Região de Joinville (2007). Atualmente é diretora e professora - Areté Línguas e Intercâmbio. Membro do Grupo de Pesquisas LEPEd - Leituras e Escritas em Práticas Educativas (UNIVILLE).

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora do Curso de Letras. Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento acadêmico, letramento de professores e de formação de professores

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1363/2001. Retificação do Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1363_01.pdf . Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP 002/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file . Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP 002/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para

a formação continuada. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file . Acesso em: 15 abr. 2022.

DUARTE, Antonio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Claudia; ARAUJO, Julio. A leitura acadêmica na formação docente: dificuldades e possibilidades. Revista de Letras, [Fortaleza], v. 1, n. 31, p. 102–108, jan./dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1086/1048 . Acesso em: 19 jun. 2021.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, dez. 2011. 2. parte. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116 . Acesso em: 16 jun. 2021.

FISCHER, Adriana. Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 37-58, 2011. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298 . Acesso em: 16 jun. 2021.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez 2010. DOI: 10.1590/S0101-73302010000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 14 ago. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KLEIMAN, Angela. B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MORTATTI, Maria do R. L. Educação e Letramento. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2004.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/ . Acesso em: 15 ago. 2022.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Anageli. Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 118-124, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/ptqHsxKtDnSgXPWg9tFRXtq/?lang=pt . Acesso em: 10 jul. 2021.

OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. [Trad. Valter Lellis Siqueira]. São Paulo: Ática, 1995.

PEBSP. Portal dos Professores de Educação Básica de São Paulo. Lista de Universidades Federais do Brasil por Estados e Região [2020]. São Paulo: PEBSP, 2020. Disponível em: https://www.pebsp.com/lista-de-universidade-federais-do-brasil-2020/ . Acesso em: 10 abr. 2022.

PRÍNCIPE, Giovana Siqueira. Práticas letradas mediadas pela tecnologia digital no ensino técnico integrado ao médio: discussão acerca da escrita de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso. In: FIAD, Raquel Salek (org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas, percepções. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 99-128.

SANTIAGO, Emanuelle; KOERNER, Rosana Mara. Letramento acadêmico em um curso de Pedagogia a distância: percepções de estudantes sobre as propostas de escrita. Revista Atos de Pesquisa em Educação, [ s.l.], v. 16, e8672, p. 3 – 23, 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8672 . Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, Veronice Camargo. da.; FISCHER, Adriana. “Libertação total”: Marcas de letramentos em um curso de Pedagogia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 732-751 set./dez. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p732-751. Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, Elizabeth Maria da; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, set./dez. 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/519 . Acesso em: 10 jun. 2021.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul. Projeto Pedagógico do Curso de

Graduação em Letras: Português e Espanhol – Licenciatura. Chapecó: UFFS, 2020. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccllch/2020-0002 . Acesso em: 20 maio 2022.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Projeto pedagógico do

Curso de Letras: Português. Goiás: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/25/o/2014_PPC_port.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Licenciatura. [Belo Horizonte]: UFMG, 2017. Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/Licenciatura_Projeto%20completo.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.

UFRB. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras. Cruz das Almas: UFRB, 2019. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/letras/images/Documentos_Regulat%C3%B3rios_do_Curso/Letras_Licenciatura_em.pdf. Acesso em: 16 maio 2022.

UFSB. Universidade Federal do Sul da Bahia. Projeto Pedagógico de Curso Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias. Itabuna / Porto Seguro / Teixeira de Freitas: UFSB, 2016. Disponível em: https://ufsb.edu.br/ihac/images/arquivos/PPC/PPC-LI-CienciasNatureza-2016-ATUALIZADO_8.AGO_.2017-1-1.pdf . Acesso em: 17 maio 2022.

UFT. Universidade Federal do Tocantins. Resolução nº 34, de 29 de Junho de 2018. Dispõe sobre a atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Inglesa e literaturas, Câmpus de Porto Nacional. Porto Nacional: UFT, 2018. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/1uP-HJjiTmuQuLCM04hmfA . Acesso em: 16 maio 2022.

UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Projeto político pedagógico do

Curso de graduação em Letras – licenciatura. Dourados: UFGD, 2017. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC%20Letras%202017.pdf . Acesso em: 14 maio 2022.

UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. Projeto pedagógico do curso de

Licenciatura em Letras Português-inglês. Guarulhos: UNIFESP, 2021. Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/gua/projetos-pedagogicos/letras . Acesso em 16 abr. 2023.

UNILA. Universidade Federal da Integração Latino-Americana Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Foz do Iguaçu: UNILA, 2020. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/graduacao/letras-espanhol-portugues/nde/PPCLEPLE2018.1Apensao.pdf . Acesso em: 20 abr. 2022.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

TONOLLI, Ana Paula Coelho; KOERNER, Rosana Mara. O letramento nas matrizes curriculares dos cursos de Letras nas Universidades Federais Brasileiras. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 104–124, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47982. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos