O letramento nas matrizes curriculares dos cursos de Letras nas Universidades Federais Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124

Palavras-chave:

letramento, Letras, formação inicial

Resumo

O presente artigo busca quantificar e analisar a incidência de disciplinas dirigidas ao estudo do(s) letramento(s) por meio da leitura das de 48 ementas de cursos de Letras das universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo por base de dados 48 matrizes curriculares coletadas por meio eletrônico, nos sites das universidades ou solicitadas por e-mail ao departamento de Letras. Os resultados demonstraram que o letramento está presente na formação inicial do professor de Línguas nas Universidades Federais de todo o território nacional. Evidenciou-se ainda que o assunto é mais fortemente presente nas ementas dos PPC publicados após o ano de 2017 e, também, que o uso social da língua figura como pano de fundo para os estudos do letramento na maioria das ementas analisadas neste estudo. Entende-se que estas instituições têm se preocupado em acompanhar os documentos oficiais e abordarem assuntos tão pertinentes à formação do professor como o letramento, proporcionando-lhe uma formação que se relacione com a realidade social, tanto destes futuros profissionais, quantos aqueles que eles irão formar, na pessoa de seus estudantes.

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Biografia do Autor

Ana Paula Coelho Tonolli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade da Região de Joinville (2007). Atualmente é diretora e professora - Areté Línguas e Intercâmbio. Membro do Grupo de Pesquisas LEPEd - Leituras e Escritas em Práticas Educativas (UNIVILLE).

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora do Curso de Letras. Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento acadêmico, letramento de professores e de formação de professores

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

TONOLLI, A. P. C.; KOERNER, R. M. O letramento nas matrizes curriculares dos cursos de Letras nas Universidades Federais Brasileiras. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 104–124, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p104-124. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47982. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos