Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166

Palavras-chave:

Abordagens de ensino, Livro didático, Classe de palavras invariáveis

Resumo

O presente artigo procura investigar as abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental e publicados entre 1999 e 2020. Para tal empreendimento, fundamentados em Halliday, McIntosh e Strevens (1974), analisamos tais abordagens, verificando como ocorrem os movimentos de conservação e mudança no desenvolvimento de tais abordagens. Partindo de uma pesquisa documental, investigamos oito coleções de livros didáticos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental e aprovados no PNLD. A investigação comprovou que há nos livros didáticos um tratamento dado às classes de palavras invariáveis através de duas abordagens: uma descritiva e uma produtiva, sendo aquela a mais predominante. A análise das coleções através do recorte definido também confirmou a coexistência de abordagens descritivas e produtivas de ensino de língua no livro didático de língua portuguesa demonstrando que o material didático tenta equilibrar posturas conservadoras e inovadoras no que se refere ao ensino de gramática, o que configura uma lenta mudança na efetivação de um ensino de língua que valorize a ampliação de competências de uso efetivo da linguagem em diferentes contextos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mota, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É servidor público da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde atua como formador de professores do Programa Mais Paic e do Programa Foco na Aprendizagem.

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

MOTA, Rafael; SERAFIM, Mônica de Souza. Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de língua portuguesa entre 1999-2020. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 141–166, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp141-166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46687. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula