A produção escrita em sala de aula do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp97-119

Palavras-chave:

Ensino da Produção Escrita, Mecanismos de Textualização, Progressão Temática

Resumo

Este artigo é um desdobramento que fazemos da Tese de Doutoramento (DODÓ, 2020). Nosso objetivo é analisar como os estudantes ingressantes no Ensino Médio mobilizam os mecanismos de textualização em seu texto a fim de garantir a progressão temática e apresentar as dificuldades diagnosticadas por esses estudantes no tocante à coesão. Como aporte teórico, trazemos como base o Interacionismo Sociodiscursivo - Bronckart (1999, 2012) - em diálogo com teóricos da Linguística Textual, da Análise Textual do Discurso e do Funcionalismo. Para a escrita deste texto, metodologicamente, fizemos um recorte dos dados da Tese supracitada e fizemos uso da Pesquisa-ação e da Sequência Didática. Assim, neste artigo, analisamos uma das vinte e uma produções feitas durante a pesquisa de campo. Como resultados, as análises puderam revelar que, mesmo os estudantes fazendo uso diversificado de elementos materializados pela coesão nominal e pela conexão, eles apresentaram dificuldades em articular e conectar as ideias do texto, comprometendo a progressão temática.

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Biografia do Autor

Walisson Dodó, Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC-CE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Cândido Mendes - Ucamprominas. Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada nas temáticas: Formação de professor e Ensino de Língua Materna: Análise linguística / Semiótica; Produção textual e Leitura

Eulália Leurquin, Universidade Federal do Ceará

Formada em Letras.Doutora e Mestre em Educação. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Université de Genève. Foi professora visitante na Université Bordeaux Montaigne (França). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Departamento de Letras Vernáculas. no Programa de Pós-graduação em Linguística e no PROFLETRAS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Deu assessoria para a SEDUC/CE para a construção de materiais didáticos e produção do Documento Curricular Referencial do Ceará e formação de professores/Implementação da BNCC. É membro da Direção da AILP e da ANPOLL. Coordena a Comissão de Linguística Aplicada na ABRALIN. Pesquisadora do CNPq. Tem livros e artigos publicados na área de atuação (Ensino e Aprendizagem, Formação de professores de línguas e Letramento do professor). Membro da Academia de Língua Portuguesa do Ceará.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

DODÓ, W.; LEURQUIN, E. A produção escrita em sala de aula do Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 4Esp, p. 97–119, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp97-119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46504. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula