As crenças de professores de educação bilíngue relacionadas a estudantes falantes de alemão como língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p04

Palavras-chave:

Bilinguismo, Crenças, Formação de professores.

Resumo

Existem atualmente diversos fatores que podem interferir no processo efetivo de ensino-aprendizagem de estudantes bilíngues originários de comunidades de minorias linguísticas no Brasil, sejam eles relacionados à falta de oferta de preparo adequado para professores ou a perspectivas hegemônicas a respeito dessas minorias. Isto posto, este artigo tem como objetivo identificar quais as crenças de professores inseridos em contexto bilíngue, e as implicações delas na educação de estudantes falantes de alemão como língua materna. Para isso, é realizada uma revisão bibliográfica de estudos da área, bem como considerações a respeito de possibilidades para salas de aula com falantes bi ou multilíngues, com base em Fritzen (2007), Graves (2000), Liberali e Swanwick (2020), entre outros. É elaborado um instrumento de pesquisa, enviado para professores inseridos no âmbito e, por fim, examinam-se os resultados, que apresentam as crenças dos participantes, relacionando-as com a teoria exposta. O resultado expôs crenças errôneas ainda perpetuadas quanto à aprendizagem de estudantes bilíngues, bem como certa resistência quanto às práticas bilíngues em sala de aula, o que aponta para estratégias docentes condizentes com essa visão.

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Biografia do Autor

Karina Aires Reinlein Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Estudos Linguísticos. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Maren Jessica Pauls, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduanda em Letras Português - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

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Publicado

30-11-2022

Como Citar

FERNANDES, K. A. R.; PAULS, M. J. As crenças de professores de educação bilíngue relacionadas a estudantes falantes de alemão como língua materna. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2Esp., p. 04–25, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n2Esp.p04. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/45285. Acesso em: 19 abr. 2024.