A produção de recursos educacionais abertos na formação de professores de português como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p97Palavras-chave:
REA, PLA, Formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo contextualizar e expor o trabalho de produção de material didático como Recurso Educacional Aberto (REA) em uma das disciplinas de Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), do Curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT), atentando para a importância dessa produção na formação de professores de português como língua adicional. Interessa-nos discutir a relevância da educação aberta por meio de materiais que se configurem como REAs, a agência dos alunos na produção de materiais didáticos, a apropriação por parte deles desse componente na sua formação como professores, conformando, desse modo, o panorama teórico-metodológico da construção dessa disciplina. Para tanto, descrevemos como a disciplina em questão está organizada e trazemos algumas reflexões acerca da literatura e premissas que embasam a ementa desta e como o tal organização se entrelaça com a práxis do docente em formação inicial.
Downloads
Referências
GIMENEZ, Telma Nunes. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da linguística aplicada. In:: FREIRE, Maximina; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira (Orgs). Linguística aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduação: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003, p. 15 a 41.
LEFFA, Vilson J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de língua. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n. v. 55, n. 2, p. 353-377, maio/ago. 2016.
LEFFA, Vilson J.; COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, Kyria Rebeca et al. (org.). Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; SILVA, Meire Celedonio; Gondim, Ana Angélica Lima. Formação de professores de PLE: análise e produção do material didático como estratégia. Textura, Canoas, v. 22, n. 52, p. 197-215, out./dez. 2020.
MENDES, Edleise. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tania et al. (org.). ROSAE: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 667-677.
SANTOS, Andreia Inamorato dos. Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.