A produção de recursos educacionais abertos na formação de professores de português como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p97

Palavras-chave:

REA, PLA, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar e expor o trabalho de produção de material didático como Recurso Educacional Aberto (REA) em uma das disciplinas de Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), do Curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT), atentando para a importância dessa produção na formação de professores de português como língua adicional. Interessa-nos discutir a relevância da educação aberta por meio de materiais que se configurem como REAs, a agência dos alunos na produção de materiais didáticos, a apropriação por parte deles desse componente na sua formação como professores, conformando, desse modo, o panorama teórico-metodológico da construção dessa disciplina. Para tanto, descrevemos como a disciplina em questão está organizada e trazemos algumas reflexões acerca da literatura e premissas que embasam a ementa desta e como o tal organização se entrelaça com a práxis do docente em formação inicial.

Biografia do Autor

Fernanda Deah Chichorro Baldin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Elisa Novaski Cordeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Jeniffer Albuquerque, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorado em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

CHICHORRO BALDIN, Fernanda Deah; CORDEIRO, Elisa Novaski; ALBUQUERQUE, Jeniffer. A produção de recursos educacionais abertos na formação de professores de português como língua adicional. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 97–110, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44662. Acesso em: 29 jun. 2024.