Aprendendo Inglês baseado em tarefas híbridas em uma sala de aula invertida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p183

Palavras-chave:

Aprendizagem De Línguas Online. Sala De Aula Invertida. Tarefas Híbridas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões sobre a aprendizagem de inglês baseada em tarefas híbridas em uma sala de aula online invertida. Pesquisas sobre as Metodologias Ativas e a Sala de Aula Invertida têm mostrado que o processo de aprendizagem se potencializa quando o aluno é exposto a atividades nas quais ele seja o protagonista do seu processo de construção do saber. Esta pesquisa busca averiguar as possíveis contribuições e limitações de tarefas híbridas, voltadas ao aprendizado da língua inglesa, em uma sala de aula online invertida. Esta investigação possui um caráter netnográfico o qual lida com aspectos teóricos e práticos adaptando a etnografia para investigar a influência da internet em ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias. As tarefas foram implementadas de forma síncrona e assíncrona em uma turma do como Instituto Federal Sul-rio-grandense e os dados foram coletados usando anotações de sala de aula e um questionário. A partir das observações e resultados, verificou-se que houve um maior engajamento dos estudantes. Nosso estudo também mostrou que a sala de aula online invertida potencializa o ensino da língua inglesa.

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Biografia do Autor

Juarez Aloizo Lopes Jr., Professor/Instituto Federal Sul Rio Grandense/Universidade Católica de Pelotas

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - Professor de Língua Inglesa no Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul) - Pelotas. lopesjuarez@gmail.com

Camila Gonçalves dos Santos do Canto, Professora/ Universidade Federal do Pampa

Professora de Linguística Aplicada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

LOPES JR., Juarez Aloizo; DOS SANTOS DO CANTO, Camila Gonçalves. Aprendendo Inglês baseado em tarefas híbridas em uma sala de aula invertida. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 183–201, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44440. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos