Algumas representações da colonização na América: uma análise enunciativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p22

Palavras-chave:

Colonização da América. Livro didático. Semântica Histórica da Enunciação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar diferentes expressões que representam a colonização na América e entender os seus sentidos. Para isso, selecionamos enunciados sobre colonização da América do livro didático Projeto Araribá História – 7º ano e os analisamos a partir de conceitos da Semântica Histórica da Enunciação, dando ênfase à constituição do Domínio Semântico de Determinação – DSD, à análise dos memoráveis mobilizados pelos enunciados e à configuração da cena enunciativa dos recortes. Identificamos três expressões mais frequentes nas narrativas sobre a colonização de diferentes regiões da América: conquista, tomada e invasão, que são as três perspectivas sob as quais a colonização é representada. Pudemos perceber que o uso desses termos mobiliza o memorável da oposição entre civilizado e selvagem e constitui diferentes posições em relação às colonizações. Desse modo, ressaltamos o caráter político do livro didático por ser um material que administra as desigualdades de vozes em relação aos diferentes processos de colonização da América.

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Biografia do Autor

Bárbara de Souza Freitas, Mestra em Linguística/Universidade Federal de São Carlos

Graduou-se em Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz. Fez Mestrado em Linguística na Universidade Federal de São Carlos. É bolsista CAPES de Doutorado pelo Programa de Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

FREITAS, Bárbara de Souza. Algumas representações da colonização na América: uma análise enunciativa. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 22–39, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/43753. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos