Algumas representações da colonização na América: uma análise enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p22Palavras-chave:
Colonização da América. Livro didático. Semântica Histórica da Enunciação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar diferentes expressões que representam a colonização na América e entender os seus sentidos. Para isso, selecionamos enunciados sobre colonização da América do livro didático Projeto Araribá História – 7º ano e os analisamos a partir de conceitos da Semântica Histórica da Enunciação, dando ênfase à constituição do Domínio Semântico de Determinação – DSD, à análise dos memoráveis mobilizados pelos enunciados e à configuração da cena enunciativa dos recortes. Identificamos três expressões mais frequentes nas narrativas sobre a colonização de diferentes regiões da América: conquista, tomada e invasão, que são as três perspectivas sob as quais a colonização é representada. Pudemos perceber que o uso desses termos mobiliza o memorável da oposição entre civilizado e selvagem e constitui diferentes posições em relação às colonizações. Desse modo, ressaltamos o caráter político do livro didático por ser um material que administra as desigualdades de vozes em relação aos diferentes processos de colonização da América.Downloads
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