A produção escrita enquanto prática de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p89

Palavras-chave:

Produção de texto. Ensino médio. Práticas letradas.

Resumo

O presente trabalho busca discutir propostas eficazes no processo de ensino e aprendizagem da produção de textos na etapa final da Educação Básica: o Ensino Médio. Tal estudo se justifica, não somente, mas de forma expressiva, pela demanda que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) apresentam aos sujeitos que desejam participar ativamente da sociedade em que vivem. Por esse motivo, maneiras diversificadas de interagir exigem cada vez mais capacidade para produzir, ler e interpretar discursos variados. Para embasar a discussão, estudos de Rojo (2010); Kleiman (2007); Marcuschi (2011); Martelottaet al. (2011), entre outros, contribuíram com a análise pretendida. Para tanto, a pesquisa se constrói na relação entre leitura e interpretação de um gênero multissemiótico – o filme – como uma das etapas do projeto “Voluntariado e responsabilidade social”. As produções resultadas deixam claro que atrelar a escrita a atividades ampliadas em sentido possibilita ao aluno exercer tal tarefa com autonomia e protagonismo, um dos pilares da Competência 3 da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iussara Any da Silva Luz, SEED-PR/Professora

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR - 2020); especialista em Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário FAE (2012); licenciada em Letras Português-Inglês pela Faculdade Pereira de Freitas (2009); bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar - 2004). Tem experiência na área de comunicação com ênfase em Jornalismo e Assessoria de Imprensa: como jornalista profissional atuou em jornais estaduais, sites e periódicos. Como docente trabalhou nas séries finais do Fundamental II e Ensino Médio em instituições públicas e privadas. Atualmente é professora na rede estadual de ensino do Paraná.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Coleção Ensino Superior). Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/6479/bakhtin-mikhail-estetica-da-criacao-verbal-sao-paulo-martins-fontes-2003.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio 2000. Brasília: Ministério da Educação, 2006. (Parte 2: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 5 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmettos Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto cilcos do ensino funcamental Língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

DIONÍSIO, Angela P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 4 abril 2022.

KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês (org.). O ensino e a formação do professor: Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 223-243.

LOPES-ROSSI, Maria A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARTELOTTA, Mário E. et al. (org.). Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

O LIVRO de Henry. Direção: Colin Trevorrow. Produção: Sidney Kimmel, Jenette Kahn e Adam Richman. Intérpretes: Naomi Watts, Jaeden Martell, Jacob Tremblay, Sarah Silverman, Dean Norris, Lee Pace et al. Roteiro: Gregg Hurwitz. Estados Unidos: Sidney Kimmel Entertainment; Double Nickel Entertainment; Focus Features, 2017. (105 min), son., color.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Texto – Formulação e Circulação dos Sentidos. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José Luiz; MÜLLER, Ana; SCHER, Ana; PIETROFORTE, Antonio Vicente; BARROS, Diana Pessoa de; NEGRÃO, Esmeralda V.; VIOTTI, Evani; LOPES, Ivã C.;
PETTER, Margarida; CHAGAS, Paulo; SANTOS, Raquel (org.). Introdução à linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 11-24.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando?. In: BRASIL. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 15-36. (Coleção Explorando o Ensino, v. 19). Disponível em: https://www.academia.edu/1387803/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o_e_letramentos_m%C3%BAltiplos_como_alfabetizar_letrando. Acesso em: 6 abril 2022.

SOARES, Magda B.; BATISTA; Antônio G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Disponível em: https://orientaeducacao.files.wordpress.com/2017/02/col-alf-let-01-alfabetizacao_letramento.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

DA SILVA LUZ, Iussara Any. A produção escrita enquanto prática de sentido. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 89–104, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/43401. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos