A produção escrita enquanto prática de sentido
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p89Palavras-chave:
Produção de texto. Ensino médio. Práticas letradas.Resumo
O presente trabalho busca discutir propostas eficazes no processo de ensino e aprendizagem da produção de textos na etapa final da Educação Básica: o Ensino Médio. Tal estudo se justifica, não somente, mas de forma expressiva, pela demanda que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) apresentam aos sujeitos que desejam participar ativamente da sociedade em que vivem. Por esse motivo, maneiras diversificadas de interagir exigem cada vez mais capacidade para produzir, ler e interpretar discursos variados. Para embasar a discussão, estudos de Rojo (2010); Kleiman (2007); Marcuschi (2011); Martelottaet al. (2011), entre outros, contribuíram com a análise pretendida. Para tanto, a pesquisa se constrói na relação entre leitura e interpretação de um gênero multissemiótico – o filme – como uma das etapas do projeto “Voluntariado e responsabilidade social”. As produções resultadas deixam claro que atrelar a escrita a atividades ampliadas em sentido possibilita ao aluno exercer tal tarefa com autonomia e protagonismo, um dos pilares da Competência 3 da BNCC.Downloads
Referências
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