Os efeitos de sentidos apreendidos em pichações: atravessamentos ideológicos e sócio-históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p40

Palavras-chave:

Efeitos de sentidos. Pichações. Formações ideológicas.

Resumo

Este trabalho está fundamentado na perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, que nos permite estudar os fenômenos da linguagem a partir da materialidade linguística e, também, da relação que a língua estabelece com a história e com a ideologia. Configura-se como uma ferramenta de estudo, através dos conceitos de Formação Discursiva, Formação Ideológica e das Condições de Produção, e aborda a temática do discurso urbano, em específico as pichações, selecionadas da internet. O objetivo principal do trabalho consiste em estudar o funcionamento discursivo na produção dos sentidos, com a finalidade de verificar de que forma os possíveis efeitos de sentidos são materializados na/pela linguagem. Compreendemos, com este trabalho, as dimensões socioculturais e de produção de sentido por meio do discurso presente nas pichações, identificando os atravessamentos ideológicos que perpassam os discursos pichados, refletindo a respeito dos aspectos extralinguísticos e das múltiplas possibilidades de efeitos de sentidos relacionadas às formações ideológicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Bernardino, Doutoranda/Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letra (Licenciatura Vernáculas e Clássicas) pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Mestrado em Estudos da Linguagem (2019) e, atualmente, doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade de Londrina. Desenvolve estudos na área do texto e do discurso tomando como aporte teórico a Análise de Discurso de orientação francesa.

Rosemeri Passos Baltazar Machado, Professora/Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras (Licenciatura Anglo e Vernáculas) pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Letras (1999) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). É professora Associada da Universidade Estadual de Londrina; Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa; Professora do Programa em Estudos da Linguagem – PPGEL e desenvolve Projetos de Pesquisa na área de Análise de Discurso na mesma instituição. É membro da Diretoria da Anpoll – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (gestão 2018 – 2020)

Ana Luisa Loureiro Bracarense Costa, Mestranda/Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras (Licenciatura Vernáculas e Clássicas) e Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, mestranda em Estudos Semióticos na USP. É membro do Projeto de Pesquisa intitulado "PAD II - Diversidade e desigualdade social: a exclusão/inclusão do sujeito na/pela história". Desenvolve estudos na área do texto e do discurso tomando como aporte teórico a Análise de Discurso de orientação francesa e Semiótica.

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

BERNARDINO, Ana Carolina; MACHADO, Rosemeri Passos Baltazar; COSTA, Ana Luisa Loureiro Bracarense. Os efeitos de sentidos apreendidos em pichações: atravessamentos ideológicos e sócio-históricos. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 40–54, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42717. Acesso em: 22 jun. 2024.

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