Letramento, espaço digital e mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p126

Palavras-chave:

Letramentos digitais. Espaço digital. Mídia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, enfocando a competência nos gêneros discursivos jornalístico-midiáticos. O método de pesquisa se baseia em uma revisão teórica a partir de Lévy (1999), para a contextualização da cibercultura; Leite (2018), a respeito das noções de confiabilidade informacional; e Coscarelli (2017), sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Também se faz um levantamento bibliográfico de estudos interdisciplinares contemporâneos sobre as noções de letramento digital. Como resultado, observou-se um movimento crescente de pesquisas sobre as mídias e as informações noticiosas voltadas principalmente para as fake news. Também se constatou que, ao verificar as ideologias presentes por trás dos portais de mídia, uma abordagem mais bem contextualizada deveria ser favorecida, pois ela se detém nesses aspectos importantes, extratextuais que devem ser observados nas aulas de língua portuguesa, ao lidar com o gênero em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Candido da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Licenciada em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

João Paulo Hergesel, Professor/Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Referências

ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Letramento digital e letramento crítico. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 573-588, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y8jjmh3x. Acesso em: 14 jul. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARRAHER, David William. Senso crítico. São Paulo: Pioneira, 1983.

COELHO, Mozart Aubert Nascimento. Letramento digital. Grau Zero, Alagoinhas, v. 6, n. 2, p. 17-37, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/yd5g6msu. Acesso em: 14 jul. 2021.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (org.). Letramento digital. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2017. E-book .

FLORIDI, Luciano. The philosophy of information. Oxford: Oxford University Press, 2011.

FRANCESCO, Nayara Nascimento; LEONE, Simone Delago.. Educação midiática contra “fake news”. Revista Científica UMC, Mogi das Cruzes, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/yd3bqcj4. Acesso em: 14 jul. 2021.

FRANCKLIN, Adelino; SILVA, Rafael Mateus de Jesus. Leitura crítica de informações por meio das redes sociais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO, 21., 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2019. p. 142-157. Disponível em: https://tinyurl.com/ybrj4ad4. Acesso em: 14 jul. 2021.

GOULART, Cecília. Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (org.). Letramento digital. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2017. E-book.

GREGOLIN, Maria do Rosário. A análise do discurso. Alfa, São Paulo, n. 39, p. 13-21, 1995. Disponível em: https://tinyurl.com/yce6qapr. Acesso em: 14 jul. 2021.

GUALHANO, Fernanda Abreu; RODRIGUES, A. C. F. C. Fake ou news?. In: SEMANA DA FACED, 5.; SEMANA DA EDUCAÇÃO, 10., 2019, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: UFJF, 2019. p. 1-9. Disponível em: https://tinyurl.com/y8k2gdsy. Acesso em: 14 jul. 2021.

LEITE, Leonardo Ripoll Tavares. Confiabilidade informacional: a filosofia da informação eo desenvolvimento da leitura crítica no ambiente virtual. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Unidades de Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/yb6otue6. Acesso em: 14 jul. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LUZ, Thiago Alpheu Costa. Biblioteca escolar e Fake News: uma proposta de construção de material educativo com enfoque na competência crítica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/yc6fyt3m. Acesso em: 14 jul. 2021.

MARTINS, Tábita; FURNIVAL, Ariadne Chloe. Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate. ResearchGate, Berlin, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/y88gl35r. Acesso em: 14 jul. 2021.

NICÁCIO, Guilherme Fernandes. O letramento em cultura da informação como direito à formação cidadã. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/yamxmkex. Acesso em: 14 jul. 2021.

ONGARO, Viviane. Educação em tempo de “fake news”. In: PENSACOM BRASIL, 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://tinyurl.com/y82pc4od. Acesso em: 14 jul. 2021.

OXFORD LANGUAGES. Word of the year 2016. [Oxford]: Oxford University Press, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/y8vw4bke. Acesso em: 14 jul. 2021.
PEREIRA, João Thomaz. Educação e sociedade da informação. In:

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (org.). Letramento digital. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2017. E-book.

RIBEIRO, Ana Carolina Ribeiro; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências para o Letramento Digital. In: BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 211-222.

ROJO, Roxane (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-162, dez. 2002. Disponível em: https://tinyurl.com/yba2jrmt. Acesso em: 14 jul. 2021.

Downloads

Publicado

07-07-2022

Como Citar

DA SILVA, Larissa Candido; HERGESEL, João Paulo. Letramento, espaço digital e mídia. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 126–144, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p126. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42421. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos