Letramento, espaço digital e mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p126

Palavras-chave:

Letramentos digitais. Espaço digital. Mídia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, enfocando a competência nos gêneros discursivos jornalístico-midiáticos. O método de pesquisa se baseia em uma revisão teórica a partir de Lévy (1999), para a contextualização da cibercultura; Leite (2018), a respeito das noções de confiabilidade informacional; e Coscarelli (2017), sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Também se faz um levantamento bibliográfico de estudos interdisciplinares contemporâneos sobre as noções de letramento digital. Como resultado, observou-se um movimento crescente de pesquisas sobre as mídias e as informações noticiosas voltadas principalmente para as fake news. Também se constatou que, ao verificar as ideologias presentes por trás dos portais de mídia, uma abordagem mais bem contextualizada deveria ser favorecida, pois ela se detém nesses aspectos importantes, extratextuais que devem ser observados nas aulas de língua portuguesa, ao lidar com o gênero em questão.

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Biografia do Autor

Larissa Candido da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Licenciada em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

João Paulo Hergesel, Professor/Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

DA SILVA, Larissa Candido; HERGESEL, João Paulo. Letramento, espaço digital e mídia. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 126–144, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n1p126. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42421. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos