Reframing empático na formação de professores de inglês nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p121

Palavras-chave:

Formação Docente Crítica, Desenvolvimento Conceitual, Ensino de Inglês para Crianças, Reframing empático.

Resumo

O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) é realidade nas redes públicas e particulares de ensino. Por outro lado, as lacunas existentes na formação docente, pela falta de diretrizes para este ensino e inclusão desta língua como disciplina da grade curricular comum nas escolas, perpetuam incertezas e desafios quanto às suas práticas em sala de aula. Com vistas a contribuir com a formação inicial de professores/as que atuam com o ensino de LIC nas escolas municipais de Apucarana (PR), foi desenvolvido um projeto de extensão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o qual almejava promover práticas críticas de ensino-aprendizagem de LIC. O objetivo geral deste estudo é compartilhar o sentido de ensino crítico de LIC enquanto momentos críticos (Pennycook 2001; 2004) que desencadeiam reframing empático (Smagorinsky; Jhonson, 2017) desenvolvido e mapeado no projeto em questão. Para isso, foram utilizados os pressupostos Vygotskianos acerca do desenvolvimento conceitual, bem como a teoria da argumentação segundo Liberali (2013). Os resultados indicam que mesmo em nível de pseudoconceito (Vygotsky, 2007; 2008) o projeto propiciou o desenvolvimento do reframing empático, capaz de contribuir com uma sociedade mais humana a partir da sala de aula.

Biografia do Autor

Déborah Caroline Cardoso Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

PEREIRA, Déborah Caroline Cardoso. Reframing empático na formação de professores de inglês nos anos iniciais. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 121–144, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/39826. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos