Reframing empático na formação de professores de inglês nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p121Palavras-chave:
Formação Docente Crítica, Desenvolvimento Conceitual, Ensino de Inglês para Crianças, Reframing empático.Resumo
O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) é realidade nas redes públicas e particulares de ensino. Por outro lado, as lacunas existentes na formação docente, pela falta de diretrizes para este ensino e inclusão desta língua como disciplina da grade curricular comum nas escolas, perpetuam incertezas e desafios quanto às suas práticas em sala de aula. Com vistas a contribuir com a formação inicial de professores/as que atuam com o ensino de LIC nas escolas municipais de Apucarana (PR), foi desenvolvido um projeto de extensão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o qual almejava promover práticas críticas de ensino-aprendizagem de LIC. O objetivo geral deste estudo é compartilhar o sentido de ensino crítico de LIC enquanto momentos críticos (Pennycook 2001; 2004) que desencadeiam reframing empático (Smagorinsky; Jhonson, 2017) desenvolvido e mapeado no projeto em questão. Para isso, foram utilizados os pressupostos Vygotskianos acerca do desenvolvimento conceitual, bem como a teoria da argumentação segundo Liberali (2013). Os resultados indicam que mesmo em nível de pseudoconceito (Vygotsky, 2007; 2008) o projeto propiciou o desenvolvimento do reframing empático, capaz de contribuir com uma sociedade mais humana a partir da sala de aula.
Downloads
Referências
FREITAS, M. T. de U.; PESSOA, R. R. Ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês e formação crítica de professores/as: a pedagogia como transgressão. In.: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Resumos. Goiânia: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestrado-marco-tulio.pdf. Acesso em: janeiro de 2016.
LIBERALI, Fernanda. Argumentação em contexto escolar. Campinas: Pontes Editores, 2013.
MATEUS, Elaine; EL KADRI, Michele.; SILVA, Kleber (Orgs.) Experiências de formação de professores de línguas e o PIBID: contornos, cores e matizes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
MATEUS, Elaine. Ética como prática social de cuidado com o outro: implicações para o trabalho colaborativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecília; FIDALGO, Sueli Salles. (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 187-209.
MAZZEU, F. J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998, p. 59-72.
MCGOVERN, A. The lady in the box. New York: Turtle, 1997.
PENNYCOOK, Alastair. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 327-346.
PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.
SMAGORINSKY, Peter. The development of social and practical concepts in learning to teach: A synthesis and extension of Vygotsky's conception. In: Learning, Culture, and Social Interaction, n. 2(4), p. 238-248, 2013. Disponível em: <http://www.petersmagorinsky.net/About/PDF/LCSI/LCSI_2013.PDF>. Acesso em: fevereiro de 2017.
SMAGORINSKY, Peter. The method section as conceptual epicenter in constructing social science research reports. Written Communication, 25, 2008, p. 389-411.
SMAGORINSKY, Peter, COOK, L. S., & JOHNSON, T. S. (2003). The twisting path of concept development in learning to teach. In: Teachers College Record, 105, 1399-1436. Disponível em: at <http://www.petersmagorinsky.net/About/PDF/TCR/TCR2003.pdf>
SMAGORINSKY. Peter; JOHNSON, L. L. Empathic Reframing of Social Justice Concepts in Book Club Discussions in a Service-Learning Teacher Education Class. 2017 (in review)
VYGOTKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, [1978] 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.