Entrevista com Professora Dr.ª Ana Elisa Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p199Palavras-chave:
Artefatos tecnológicos e digitais, Disseminação, Contexto educacional.Resumo
O contexto estimulado pela presença das tecnologias digitais nas rotinas educacionais tem impulsionado novos moldes educacionais, cujo cerne está na apropriação do saber e, sobretudo, na autonomia do discente nesse processo de construção. Diante desse contexto, em vez de primar pela recepção mecânica de conteúdos, as situações didáticas têm investido cada vez mais na perspectiva da mediação, ou seja, a ação de estimular e auxiliar o discente no processo de construção do saber. Tendo como pano de fundo esse contexto paradigmático, cada vez mais, as unidades de ensino têm fomentado situações didáticas amparadas nas tecnologias digitais. O objetivo disso é estimular não apenas novos moldes de ensino, mas, sobretudo, novos moldes de construção da aprendizagem e novas posturas do discente frente ao saber. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com a Professora Ana Elisa Ribeiro sobre os reflexos da disseminação das redes de comunicação e da internet nas rotinas educacionais.Downloads
Referências
MORAN, José. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas- SP: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.