Entrevista com Professora Dr.ª Ana Elisa Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p199

Palavras-chave:

Artefatos tecnológicos e digitais, Disseminação, Contexto educacional.

Resumo

O contexto estimulado pela presença das tecnologias digitais nas rotinas educacionais tem impulsionado novos moldes educacionais, cujo cerne está na apropriação do saber e, sobretudo, na autonomia do discente nesse processo de construção. Diante desse contexto, em vez de primar pela recepção mecânica de conteúdos, as situações didáticas têm investido cada vez mais na perspectiva da mediação, ou seja, a ação de estimular e auxiliar o discente no processo de construção do saber. Tendo como pano de fundo esse contexto paradigmático, cada vez mais, as unidades de ensino têm fomentado situações didáticas amparadas nas tecnologias digitais. O objetivo disso é estimular não apenas novos moldes de ensino, mas, sobretudo, novos moldes de construção da aprendizagem e novas posturas do discente frente ao saber. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma entrevista realizada com a Professora Ana Elisa Ribeiro sobre os reflexos da disseminação das redes de comunicação e da internet nas rotinas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Profirio da da Silva, Prefeitura da Cidade de Vitória de Santo Antão

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor de Língua Portuguesa na Prefeitura de Vitória de Santo Antão.

Suzana Teixeira de Queiroz, Prefeitura da Cidade do Recife e Prefeitura da Cidade de Paulista

Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professora na Prefeitura da Cidade do Recife, bem como na Prefeitura da Cidade de Paulista. 

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Referências

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, José. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas- SP: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

DA SILVA, S. P. da; QUEIROZ, S. T. de; LUCENA, J. M. de. Entrevista com Professora Dr.ª Ana Elisa Ribeiro. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 199–206, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p199. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38556. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas