O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p43

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Comunicação oral, Capacidades de linguagem, Sequência didática, Gestos didáticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa de doutorado cuja finalidade foi elaborar uma ferramenta didática para o ensino do gênero comunicação oral em eventos científicos, compreendendo o seu trabalho e as implicações deste para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, contribuindo, desta forma, para o letramento acadêmico desses discentes. Os aportes teóricos que orientaram esse trabalho apoiam-se na perspectiva teórico metodológica do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008a, 2008b, 2009, 2013; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; MACHADO; ABREU-TARDELLI; CRISTOVÃO, 2009), nos estudos de didáticas das línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), na metodologia da engenharia didática (DOLZ, 2016) e nos conceitos de gestos didáticos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009). Os resultados obtidos, de um ponto de vista macro, ajudaram, especialmente, apreender o funcionamento da sequência de ensino, analisada, assim, pela perspectiva do objeto de ensino e dos objetos efetivamente ensinados, revelando particularidades implícitas às práticas do professor.  Nesse processo, a pesquisa se constituiu, de maneira dialética, validando a importância de o sistema didático de ensino estar sustentado no professor, aluno e no objeto do conhecimento, no caso desta pesquisa, o gênero “a comunicação oral em eventos científicos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Bueno, Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Professora Dr.ª do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Juliana Bacan Zani, Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP.

Referências

BRONCKART, Jean Paul. A problemática das interações entre linguagem e operações cognitivas. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 5, n. 9, p. 19-32; jul./dez. 2013.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. 2. ed. São Paulo: Educ, 2009.

BRONCKART, Jean Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado de Letras, 2008a.

BRONCKART, Jean Paul. Sobre linguagem, ação-trabalho e formação: as contribuições da démarche ISD: entrevista com Jean-Paul Bronckart. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 273-286, jun. 2008b.

BROUSSEAU, Guy. Introduction à l’ingénierie didactique. 2013. Disponível em: http://guy-brousseau.com/wp-content/uploads/2013/12/Introduction- %C3%A0-ling%C3%A9nierie-didactique3.pdf. Acesso em: 5 jun. 2017.

CAVALARO, Felipe. Uma sequência didática do gênero resumo científico a partir do ambiente virtual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.

CORDEIRO, Glaís Sales; RONVEAUX, Christophe. Recueil et traitement des données. In: SCHNEUWLY Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Des objets enseignés en classe de français: Le travail de l’enseignant sur la rédaction de textes argumentatifs et sur la subordonnée relative. Rennes, Bretagne, FR: Presses Universitaires de Rennes, 2009. p. 83-100.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício R. Uma disciplina emergente: a didática das línguas. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Editora Clara Luz, 2009. p. 19-50.

DOLZ, Joaquim. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, SP, v. 32, n. 1, p. 237-260, 2016.

GARCIA-DEBANC, Claudine. Quand les enseignants débutants enseignent la relation S/V à la fin de l’école primaire. De l’analyse des pratiques observées à la détermination d’éléments d’expertise professionnelle. In: DOLZ, Joaquim; SIMARD, Claude. Pratiques d’enseignement grammatical. Points de vue de l’enseignant et de l’élève. AIRDF, Québec: Presses de l’Université Laval, 2009. p. 99-124.

LOUSADA, Eliane Gouveia; DEZUTTER, Olivier. La rédaction de genres universitaires: pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le Français à L'Université, Montreal, v. 21, n. 1, p. 1-5, 2016.

MACHADO, Anna Rachel; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos; CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes (org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

MORETTO, Milena. Um modelo didático do gênero Trabalho de Conclusão de Curso e uma perspectiva de trabalho em sala de aula. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2014.

PRETI, Dino. Projeto de estudo da norma linguística urbana culta de São Paulo. São Paulo: Humanitas, FFLCH/USP, 1999. (Projeto NURC/SP - Núcleo USP).

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Des objets enseignés en classe de français. Rennes, Bretagne, FR: Presses Universitaire de Rennes, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Carla Messias. O agir didático do professor de língua portuguesa e sua reconfiguração em textos de autoconfrontação. 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

SOUZA, Ana Lucia Silva; SITO, Luanda. Letramentos e relações raciais em tempos de educação multicultural. In: VOVIO, Claudia Lemos; SITO, Luanda; GRANDE, Paula Baracat. Letramentos. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

ZANI, Juliana Bacan. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2018.

ZANI, Juliana Bacan; BUENO, Luzia. O letramento na universidade e a apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de mestrado e doutorado. Intercâmbio: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, São Paulo, v. 31, p. 55-71, 2015.

ZAVALA, Virgínia. Quem está dizendo isso? Letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VOVIO, Claudia Lemos; SITO, Luanda; GRANDE, Paula Baracat. Letramentos. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 71-95.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

BUENO, Luzia; BACAN ZANI, Juliana. O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 43–63, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37033. Acesso em: 21 nov. 2024.