O uso do conectivo e nos escritos de Lélia Gonzalez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n1p165

Palavras-chave:

Conectivo e, Operador argumentativo, Marcador Discursivo, Lélia Gonzalez.

Resumo

A partir de estudos sobre a Linguística Textual, o presente artigo tem como principal objetivo analisar o funcionamento do conectivo e no processo argumentativo presente nos escritos da autora Lélia Gonzalez, especificamente na obra Lugar de Negro, publicada em 1982. Para o embasamento teórico deste trabalho, utilizamos Koch (1992, 2000, 2001, 2009), Marcuschi (2012) e Quirk e Greenbaum (1987). Verificaram-se os trechos em que Gonzalez utiliza o conectivo e ora como operador argumentativo ora como marcador discursivo em seu texto. A análise até agora desenvolvida permite observar que a autora cria discurso para agregar leitores e uma das estratégias é lidar com produção escrita que acomoda estratégias tanto típicas da modalidade escrita quanto da modalidade oral-dialogada. Nesse processo textual, as funções do conectivo e refletem sentidos que ultrapassam o mero valor aditivo apresentado pelos manuais tradicionais, e compreender essas funções rende reflexões mais completas sobre as intenções da autora na construção de seu discurso ampliador do público leitor.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lohana Larissa Mariano Civiero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Referências

BENTES, Anna Christina. Linguística Textual. In: BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda (orgs.). Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2003.

BLÜHDORN, Hardarik; ANDRADE, Maria Lúcia da C. Victório de Oliveira. Tendências recentes da lingüística textual na Alemanha e no Brasil. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 7, p. 13-48, 2005.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Metadiscursividade, argumentação e referenciação. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 245-354, set.-dez. 2009. Disponível em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_27.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/26452/1/2010_art_mmcavalcante.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Lingüística textual: quo vadis? DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Campinas, v. 17, p. 1-10, 2001.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. A coesão textual. 5. ed. São Paulo: Contexto, 1992.

MICHAELIS Dicionário Online. Conjunção. 2018. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasile
iro/conjun%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão textual como trabalho criativo. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 89-103, v. 11. Disponível em: <http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf> Acesso em: 20 jan. 2020.

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.

QUIRK, Randolph; GREENBAUM, Sidney. A university grammar of English. Londres: Longman, 1973.

Downloads

Publicado

14-06-2020

Como Citar

CIVIERO, Lohana Larissa Mariano; FEOLA SELLA, Aparecida. O uso do conectivo e nos escritos de Lélia Gonzalez. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 1, p. 165–181, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n1p165. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36451. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos