O ensino de estratégias de leitura mediado por sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p165

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Estratégia de leitura, Gênero textual, Sequência didática.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre o ensino de estratégias de leitura, durante a realização de três sequências didáticas orientadas por gênero em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II. Para realizar a pesquisa, apoiamo-nos nos estudos sobre gênero textual, estratégias de leitura e modelização didática, os quais nos guiaram na construção de modelos e sequências didáticas e na análise dos dados construídos ao longo de 32 horas-aula. Como procedimento metodológico, recorremos às pesquisas qualitativa e documental, a fim de alcançar o nosso objetivo de pesquisa, a saber: Demonstrar se e de que maneira estratégias de leitura foram ensinadas por três estagiárias. Os resultados da pesquisa mostraram que em determinados momentos as estagiárias levaram os alunos a desenvolver estratégias de leitura, mas em outros as instruções apresentadas e os procedimentos utilizados na realização das atividades mostraram-se insuficientes para que eles, primeiro, entendessem as estratégias de leitura como uma forma de melhorar a compreensão leitora e, segundo, aprendessem a utilizá-las. A análise revelou que as estagiárias sabiam em que consistia cada estratégia prevista nas sequências didáticas, mas tiveram dificuldades em ensiná-las, o que nos leva a pensar que os cursos de formação de professores precisam focar mais em instruções de leitura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Pós-doutoranda em Harvard Graduate School of Education. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas. Professora da Universidade Federal do Pará. 

Renata Maria de Souza, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará.

 

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso: problemática e definição. In: BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 277-236.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. O modelo didático do gênero: um conceito da engenharia didática. Revista Moara, Belém, n. 26, p.15- 52, ago./dez. 2006.

DUKE, Nell K.; PEARSON, P. David. Effective practices for developing reading comprehension. In: FARSTRUP, Alan E.; SAMUELS, S. Jay. What research has to say about reading instruction. 3. ed. Newark, DE: International Reading Association, 2002. p. 208-242.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de
Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000300004. Acesso em: 29 out. 2019.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Sistema de Avaliação da Educação Básica. Resultados do Saeb 2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb. Acesso em: 31 out. 2019.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1992.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2014.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marly Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel Machado; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.

MENEGASSI, Renilson José. Leitura e ensino. 2. ed. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de; SOUZA, Renata Maria de. O ensino de estratégias de leitura mediado por sequências didáticas. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 165–195, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p165. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/36133. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)