Negociação de assuntos interculturais em espaços telecolaborativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p121

Palavras-chave:

Telecolaboração, Interculturalidade, Ferramentas digitais.

Resumo

O uso da Internet na área do ensino e aprendizagem de línguas destaca-se como objeto de estudos. No entanto, não há revisão de trabalhos sobre a negociação de significados em contextos telecolaborativos, possibilitados pelo uso da Internet. Essa constatação, assim como a relevância de revisões de literatura, nos ajudou a delinear o objetivo desse estudo, qual seja, compreender a relação entre o uso da telecolaboração e a negociação de assuntos interculturais por quatro trabalhos: Understanding the ‘Other Side’: Intercultural Learning in a Spanish-English E-mail Exchange (O’DOWD, 2003); The use of vídeo conferencing and e-mail as mediators of intercultural student ethnography (O’DOWD, 2006); Using e-learning to develop intercultural awareness in ELT: a critical evaluation in a Thai higher education setting (BAKER, 2012a); e  Exploring ‘new’ interculturality online (DERVIN, 2014). A análise apontou que o contato entre culturas diferentes não garante o entendimento intercultural e que o conceito de cultura permanece associado com uma concepção essencialmente nacional.

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Biografia do Autor

Rodrigo Schaefer, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando em Inglês na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. 

José Marcelo Freitas de Luna, Univali (Universidade do Vale do Itajaí)

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Professor  da Universidade do Vale do Itajaí, com publicações nas áreas de Linguística e Educação. 

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

SCHAEFER, Rodrigo; LUNA, José Marcelo Freitas de. Negociação de assuntos interculturais em espaços telecolaborativos. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 2, p. 121–141, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33716. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos