A construção da identidade militar em narrativas de pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: revisitando uma análise de necessidades de uso de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p5

Palavras-chave:

Construção discursiva de identidades, Análise de necessidades, Inglês para pilotos

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a construção discursiva identitária de um grupo de pilotos militares brasileiros pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB) – o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) –  popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Para tanto, realizamos uma ampla revisão bibliográfica, que inclui estudos nas áreas de linguística aplicada, antropologia e ciências sociais, para melhor compreender como o tema tem sido abordado no Brasil. Os dados analisados são provenientes de uma análise de necessidades de uso de inglês, realizada para o grupo em uma dissertação de mestrado. Ao revisitá-la, lançamos um novo olhar para algumas narrativas de seus participantes a respeito de suas necessidades, de modo a investigar como eles se autoidentificam, por meio do discurso, na figura do “Fumaceiro”, aquele militar que se distingue dos demais pilotos da FAB. Os resultados indicam haver uma heteroidentidade, imposta ao grupo por força normativa, atribuída pela mídia e por estudiosos, que é acompanhada por uma autoidentidade, construída discursivamente pelos próprios membros do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. 

Referências

BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio Pec-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. 445 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, SP, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/textos-publicados/tese-anacecilia-bizon. Acesso em: 6 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. RICA 21-110: Regimento Interno do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. 2014a.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. RICA 21-44: Regulamento Interno do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. 2014b.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. (Studies in Interactinal Socilinguistics, 4).

BRUBAKER, Rogers. Ethnicity without groups. Archives Européennes de Sociologie, Cambridge, GB. v. 43, n. 2, p. 163-189, 2002. Disponível em: https://bit.ly/36hoCxf. Acesso em: 6 fev. 2018.

CASTRO, Celso. A origem social dos militares: novos dados para uma antiga discussão. Novos Estudos, São Paulo, SP, n. 37, p. 225-231, nov. 1993.

CASTRO, Celso. Em campo com os militares. In: CASTRO, Celso; LEIRNER, Piero (org.). Antropologia dos militares: reflexões sobre pesquisas de campo. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2009. p. 13-30.

CASTRO, Celso. O espírito militar: um antropólogo na caserna. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1990.

CAVALCANTI, Marilda do Couto. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. In: LOPES, Luiz Paulo Moita (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola, 2006. Cap. 10, p. 233-252.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução de Fábio Rodrigues da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP & A, 2006.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (org.).
Representation: cultural representations and signifying practices. Londres: Thousand Oaks; New Deli: Sage: Open University, 1997. p. 2-73.

KHAN, Kamran. (ed.). The risks and gains of a single case study. In: MARTINJONES, Marilyn; MARTIN, Deirdre (ed.). Researching multilingualism: critical and ethnographic perspectives. New York: Routledge, 2017. p. 60-72.

LEIRNER, Piero. Etnografia com militares: fórmula, dosagem e posologia. In: CASTRO, Celso; LEIRNER, Piero (org.). Antropologia dos militares: reflexões sobre pesquisas de campo. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2009. p. 31-52.

MAHER, Terezinha de Jesus Machado. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, Ângela Bustos Romero de; CAVALCANTI, Marilda do Couto (org.). Linguística Aplicada: faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 255-270.

MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Políticas linguísticas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, Pelotas, RS, v. 10, n. 1, p. 33-48, jan./jun. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3t1qUKt. Acesso em: 5 fev. 2018.

OLIVEIRA, Eliézer Rizzo de. In: CASTRO, Celso; MARQUES, Adriana (org.). Pesquisando os militares brasileiros: experiências de cientistas sociais. Curitiba, PR: Prismas, 2016. p. 103-148.

SIGNORINI, Inês. A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a linguística aplicada contemporânea. In: LOPES, Luiz Paulo daMoita (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola,
2006. p. 169-190.

SILVA, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e. Análise de necessidades para a definição da proficiência em inglês dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça. In: SCARAMUCCI, Matilde V. R.; TOSQUI-LUCKS, Patrícia; DAMIÃO, Silvia Matravolgyi (org.). Pesquisas sobre inglês aeronáutico no Brasil. Campinas: Pontes, 2018. p. 115-132.

SILVA, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e. Uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por oficiais aviadores do esquadrão de demonstração aérea da Força Aérea Brasileira. 2016. 278 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3qYmh2c. Acesso em: 22 jul. 2019.

SILVA, Cristina Rodrigues da. Explorando o "mundo do quartel". In: CASTRO, Celso; LEIRNER, Piero (org.). Antropologia dos militares: reflexões sobre pesquisas de campo. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2009. p. 107-127.

SILVA, Luiz Maurício de Andrade de. Equipes de alta performance. Air Space Power Journal em Português, Montgomery, v. 19, n. 3, p. 24-31, 3. trim. 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOARES, Samuel Alves. In: CASTRO, Celso; MARQUES, Adriana (org.). Pesquisando os militares brasileiros: experiências de cientistas sociais. Curitiba, PR: Prismas, 2016. p. 263-303.

TAKAHASHI, Emília. Cadetes pioneiras na AFA: algumas considerações sobre a pesquisa, o campo e a pesquisadora. In: CASTRO, Celso; LEIRNER, Piero (org.). Antropologia dos militares: reflexões sobre pesquisas de campo. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2009. p. 53-74.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

SILVA, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e. A construção da identidade militar em narrativas de pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: revisitando uma análise de necessidades de uso de inglês. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 5–24, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32578. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos