A construção da identidade militar em narrativas de pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: revisitando uma análise de necessidades de uso de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p5

Palavras-chave:

Construção discursiva de identidades, Análise de necessidades, Inglês para pilotos

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a construção discursiva identitária de um grupo de pilotos militares brasileiros pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB) – o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) –  popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. Para tanto, realizamos uma ampla revisão bibliográfica, que inclui estudos nas áreas de linguística aplicada, antropologia e ciências sociais, para melhor compreender como o tema tem sido abordado no Brasil. Os dados analisados são provenientes de uma análise de necessidades de uso de inglês, realizada para o grupo em uma dissertação de mestrado. Ao revisitá-la, lançamos um novo olhar para algumas narrativas de seus participantes a respeito de suas necessidades, de modo a investigar como eles se autoidentificam, por meio do discurso, na figura do “Fumaceiro”, aquele militar que se distingue dos demais pilotos da FAB. Os resultados indicam haver uma heteroidentidade, imposta ao grupo por força normativa, atribuída pela mídia e por estudiosos, que é acompanhada por uma autoidentidade, construída discursivamente pelos próprios membros do grupo.

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Biografia do Autor

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. 

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

SILVA, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e. A construção da identidade militar em narrativas de pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: revisitando uma análise de necessidades de uso de inglês. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 5–24, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32578. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos