Teaching with luck: Uma proposta de ensino de língua inglesa baseada no conto Luck, de Mark Twain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p183

Palavras-chave:

Ensino, Língua inglesa, Literatura, Sequência didática

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de ensino de língua inglesa que se utiliza do conto “Luck”, do autor norte-americano Mark Twain, com o intuito de demonstrar como uma obra literária original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada em turmas de ensino médio de uma escola pública regular, vinculando o ensino da língua estrangeira ao ensino da literatura de língua inglesa, de maneira dinâmica e diferenciada, mediada por diversificados recursos visuais e interativos. O recorte aqui apresentado pertence a uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola pública regular, as quais mostraram-se participativas e engajadas com as atividades propostas. Um questionário foi aplicado ao final da aplicação da proposta, por meio do qual foi possível averiguar as percepções positivas dos alunos quanto à prática. O trabalho escrito sobre o processo de desenvolvimento e de aplicação dessa proposta de ensino foi aportado em autores como Bezerra (2010), Bordini e Aguiar (1993), Gantier (1974), Polidório (2004), Roulet (1978), Smith (1967), dentre outros.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Cristina Becher, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda  Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Dhandara Capitani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

 

Marlene Neri Sabadin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. O ensino de língua numa perspectiva interdisciplinar. In: SANTOS, Hérika Ribeiro; ANDRELINO, Paulo José (Org.). Linguagens em interação II: leitura e ensino de línguas. Maringá: Clichetec, 2010.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2000.

BRITO, Edivaldo. O que é GIF? Revista Techtudo, 2013. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-gif.html. Acesso em: 3 ago. 2016.

CRAIG, Russel J.; AMERNIC, Joel H. Powerpoint® presentation technology and the dynamics of teaching. Innovative Higher Education, Athens, v. 31, p. 147- 160, 2006. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s10755-006-9017-5. Acesso em: 26 nov. 2016.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-118.

GANTIER, Hélène. O ensino de uma língua estrangeira: presses universitaires de France, 1968. Tradução de Maria Flôr Marques Simões. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1974.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.

MOTTER, Rose Maria Belim. My way: um método para o ensino aprendizagem de língua inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

POLIDÓRIO, Valdomiro. The use of literature in the english teaching. Cascavel: Coluna do Saber, 2004.

RIVERS, Wilga M. Interactive language teaching. New York: Cambridge University Press, 1987.

SMITH, James A. Creative teaching of reading and literature in the elementary school. Boston: Allyn and Bacon, 1967.

TWAIN, Mark. Luck. In: TWAIN, Mark. The american claimant and other stories and sketches. Nova Iorque: P. F. Collier & Son, 1892. Disponível em: http://www.classicshorts.com/stories/luck.html. Acesso em: 16 jun. 2018.

Downloads

Publicado

11-03-2019

Como Citar

BECHER, Tatiane Cristina; CAPITANI, Dhandara; SABADIN, Marlene Neri. Teaching with luck: Uma proposta de ensino de língua inglesa baseada no conto Luck, de Mark Twain. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 183–217, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/32487. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos