Desafios do livro didático de Língua Portuguesa: o ensino do diminutivo a partir do texto

Autores

  • Elizabeth da Silva Macena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p7

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de Língua Portuguesa, Uso do diminutivo.

Resumo

Esta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris aprovado no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Constituem o corpus deste trabalho, portanto, os textos e atividades presentes em duas das unidades do volume 1 do livro didático da referida coleção. Com base nos trabalhos de Antunes (2007, 2012, 2014), Bagno (2013), Cunha e Cintra (2001) e Marcuschi (2010), foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso linguístico e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. Conclui-se a partir da análise que o uso do texto como ponto de partida para o estudo da língua é bem contemplado na coleção, no entanto, esta deixa a desejar em relação à abordagem das variedades linguísticas nas atividades analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth da Silva Macena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 

Referências

ALI, Manuel Said. Gramática Histórica da Língua Portuguesa. 7. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1971.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo. Parábola, 2012.

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014.

BAGNO, Marcos. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 277-327.

BANDEIRA. Pedro. A panela... In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.

BATISTA; Antonio Augusto Gomes; ROJO, Rosane; ZÚÑIGA, Nora Cabrera. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002). In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 47-72.

BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012a.

BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. Manual do Professor - São Paulo: Ática, 2012b.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BUNZEN, Clécio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 73-117.

COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1982.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZZERA, Maria Auxiliadora. (Orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

MARTINS, Georgina. A menina e as balas. In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.

MENDES, Ronald Beline. Diminutivos como marcadores de sexo/gênero. Revista Linguística/Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, jun. 2012.

ORTHOF, Sylvia. O bisavô e a dentadura. In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.

SANDMANN, José Antônio. Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo. Curitiba: Scientia et labor: Ícone, 1988.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

MACENA, Elizabeth da Silva. Desafios do livro didático de Língua Portuguesa: o ensino do diminutivo a partir do texto. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 1, p. 7–35, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29123. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos