Desafios do livro didático de Língua Portuguesa: o ensino do diminutivo a partir do texto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n1p7Palavras-chave:
Livro didático, Ensino de Língua Portuguesa, Uso do diminutivo.Resumo
Esta pesquisa investiga como o livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris aprovado no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2012, aborda o uso do diminutivo no volume do 6° ano do Ensino Fundamental. Constituem o corpus deste trabalho, portanto, os textos e atividades presentes em duas das unidades do volume 1 do livro didático da referida coleção. Com base nos trabalhos de Antunes (2007, 2012, 2014), Bagno (2013), Cunha e Cintra (2001) e Marcuschi (2010), foram verificadas questões referentes a como ocorre a contextualização das atividades, a importância que se dá à norma gramatical ou ao uso linguístico e o papel do texto nas propostas de atividades voltadas ao léxico e à língua. Conclui-se a partir da análise que o uso do texto como ponto de partida para o estudo da língua é bem contemplado na coleção, no entanto, esta deixa a desejar em relação à abordagem das variedades linguísticas nas atividades analisadas.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo. Parábola, 2012.
ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014.
BAGNO, Marcos. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 277-327.
BANDEIRA. Pedro. A panela... In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.
BATISTA; Antonio Augusto Gomes; ROJO, Rosane; ZÚÑIGA, Nora Cabrera. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002). In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 47-72.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012a.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. Manual do Professor - São Paulo: Ática, 2012b.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BUNZEN, Clécio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 73-117.
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1982.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZZERA, Maria Auxiliadora. (Orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
MARTINS, Georgina. A menina e as balas. In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.
MENDES, Ronald Beline. Diminutivos como marcadores de sexo/gênero. Revista Linguística/Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, jun. 2012.
ORTHOF, Sylvia. O bisavô e a dentadura. In: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lucia de Carvalho. Português - 6º ano. Projeto Teláris. São Paulo: Ática, 2012.
SANDMANN, José Antônio. Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo. Curitiba: Scientia et labor: Ícone, 1988.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.